DIMENSÃO AFETIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE PREVÊ A LEGISLAÇÃO
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Daí inferirmos que a dimensão afetiva sofre de insuficiente abordagem e consideração, desde a formulação de parâmetros e de políticas de educação infantil, até o momento em que são postas em prática na sala de aula. Partindo dessa problemática objetiva-se: analisar abordagens acerca da dimensão afetiva na educação infantil; compreender como se dá a relação educador-educando, frente à dimensão afetiva e diante da multiplicidade de infâncias e diversidade cultural que se apresentam na sociedade contemporânea; observar critérios que orientem a relação estabelecida entre educador e educando previstos no Plano Nacional da Educação (PNE) e no Plano Estadual de Educação da Paraíba. Os procedimentos metodológicos utilizados foram uma pesquisa bibliográfica baseada principalmente nos autores: Almeida (2007), Dantas (1992), Libâneo (1994), Vygotsky (1989) e Wallon (1979) e uma pesquisa documental baseada na reflexão do Plano Nacional da Educação (PNE) e no Plano Estadual de Educação da Paraíba. 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