Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, AVALIAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36071
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 10
    "inscrito_id" => 112
    "titulo" => "AVALIAÇÃO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A avaliação possui um importante papel na prática pedagógica dos docentes da escola, com funções que vão desde a fase diagnóstica e preventiva, até a processual, auxiliando assim o docente na tomada de decisões envolvendo o aprendizado dos discentes. Desse modo, acreditamos que é de suma importância a avaliação dos discentes, visto que faz parte do processo pedagógico e do aprendizado dos discentes. Sendo assim, nosso objetivo foi observar o método utilizado pelo docente no que diz respeito a sua avaliação enquanto profissional de educação física. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com entrevistas realizadas com quatro profissionais de Educação Física atuantes no Ensino Fundamental II, realizadas no período diurno, em Escolas Estaduais da cidade de João Pessoa – PB. Analisando de uma forma crítica e com base nos PCNs, acreditamos que os profissionais conseguem trabalhar sua avaliação em apenas duas dimensões; cognitiva (onde os discentes expõem seus conhecimentos e competências através do debate), e motora (quando o professor avalia as capacidades físicas dos discentes no movimentar-se e não na perfeição dos movimentos) Algo que não fica claro na entrevista é a parte que está relacionada com a dimensão atitudinal, que acreditamos ser extremamente importante na formação cidadã, pois é onde os discentes transmitem seus valores. Observamos através do nosso trabalho que os docentes executam esta orientação de forma eficaz, tornando-se perceptível através de suas respostas que os docentes contabilizam os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, como prevê a LDBEN."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, AVALIAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID112_16032017092251.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "NYSHERDSON"
    "autor_email" => "nysherdson.edf@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36071
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 10
    "inscrito_id" => 112
    "titulo" => "AVALIAÇÃO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A avaliação possui um importante papel na prática pedagógica dos docentes da escola, com funções que vão desde a fase diagnóstica e preventiva, até a processual, auxiliando assim o docente na tomada de decisões envolvendo o aprendizado dos discentes. Desse modo, acreditamos que é de suma importância a avaliação dos discentes, visto que faz parte do processo pedagógico e do aprendizado dos discentes. Sendo assim, nosso objetivo foi observar o método utilizado pelo docente no que diz respeito a sua avaliação enquanto profissional de educação física. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com entrevistas realizadas com quatro profissionais de Educação Física atuantes no Ensino Fundamental II, realizadas no período diurno, em Escolas Estaduais da cidade de João Pessoa – PB. Analisando de uma forma crítica e com base nos PCNs, acreditamos que os profissionais conseguem trabalhar sua avaliação em apenas duas dimensões; cognitiva (onde os discentes expõem seus conhecimentos e competências através do debate), e motora (quando o professor avalia as capacidades físicas dos discentes no movimentar-se e não na perfeição dos movimentos) Algo que não fica claro na entrevista é a parte que está relacionada com a dimensão atitudinal, que acreditamos ser extremamente importante na formação cidadã, pois é onde os discentes transmitem seus valores. Observamos através do nosso trabalho que os docentes executam esta orientação de forma eficaz, tornando-se perceptível através de suas respostas que os docentes contabilizam os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, como prevê a LDBEN."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, AVALIAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID112_16032017092251.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "NYSHERDSON"
    "autor_email" => "nysherdson.edf@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A avaliação possui um importante papel na prática pedagógica dos docentes da escola, com funções que vão desde a fase diagnóstica e preventiva, até a processual, auxiliando assim o docente na tomada de decisões envolvendo o aprendizado dos discentes. Desse modo, acreditamos que é de suma importância a avaliação dos discentes, visto que faz parte do processo pedagógico e do aprendizado dos discentes. Sendo assim, nosso objetivo foi observar o método utilizado pelo docente no que diz respeito a sua avaliação enquanto profissional de educação física. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com entrevistas realizadas com quatro profissionais de Educação Física atuantes no Ensino Fundamental II, realizadas no período diurno, em Escolas Estaduais da cidade de João Pessoa – PB. Analisando de uma forma crítica e com base nos PCNs, acreditamos que os profissionais conseguem trabalhar sua avaliação em apenas duas dimensões; cognitiva (onde os discentes expõem seus conhecimentos e competências através do debate), e motora (quando o professor avalia as capacidades físicas dos discentes no movimentar-se e não na perfeição dos movimentos) Algo que não fica claro na entrevista é a parte que está relacionada com a dimensão atitudinal, que acreditamos ser extremamente importante na formação cidadã, pois é onde os discentes transmitem seus valores. Observamos através do nosso trabalho que os docentes executam esta orientação de forma eficaz, tornando-se perceptível através de suas respostas que os docentes contabilizam os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, como prevê a LDBEN.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.