A avaliação possui um importante papel na prática pedagógica dos docentes da escola, com funções que vão desde a fase diagnóstica e preventiva, até a processual, auxiliando assim o docente na tomada de decisões envolvendo o aprendizado dos discentes. Desse modo, acreditamos que é de suma importância a avaliação dos discentes, visto que faz parte do processo pedagógico e do aprendizado dos discentes. Sendo assim, nosso objetivo foi observar o método utilizado pelo docente no que diz respeito a sua avaliação enquanto profissional de educação física. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com entrevistas realizadas com quatro profissionais de Educação Física atuantes no Ensino Fundamental II, realizadas no período diurno, em Escolas Estaduais da cidade de João Pessoa – PB. Analisando de uma forma crítica e com base nos PCNs, acreditamos que os profissionais conseguem trabalhar sua avaliação em apenas duas dimensões; cognitiva (onde os discentes expõem seus conhecimentos e competências através do debate), e motora (quando o professor avalia as capacidades físicas dos discentes no movimentar-se e não na perfeição dos movimentos) Algo que não fica claro na entrevista é a parte que está relacionada com a dimensão atitudinal, que acreditamos ser extremamente importante na formação cidadã, pois é onde os discentes transmitem seus valores. Observamos através do nosso trabalho que os docentes executam esta orientação de forma eficaz, tornando-se perceptível através de suas respostas que os docentes contabilizam os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, como prevê a LDBEN.