As dificuldades no ensino em botânica estão diretamente relacionadas à ausência de contextualização dos conteúdos com a realidade dos discentes. O presente trabalho teve como objetivo estimular o processo de aprendizado do método científico de forma lúdica, promovendo a motivação e a participação dos alunos através da construção do conhecimento de maneira contextualizada. A prática se deu pela descrição das características da planta, analisadas a olho nu: observando tipos e formas das folhas, lâmina foliar, margem da folha e estruturas anexas, estas quando existentes. Os materiais utilizados nessa prática foram o livro didático e material de identificação de caracteres vegetais. A atividade exigiu a organização de grupos e cada grupo com a responsabilidade de adquirir seu material de estudo prático. Os exemplares adquiridos para essa prática foram coletados em suas residências, tendo em vista relacionar o conteúdo teórico ao cotidiano do educando. Os alunos fizeram ilustrações e observações textuais, de um modo geral coerentes com as atividades solicitadas em sala. A prática explorou os conceitos de plantas nativas e exóticas, que acabaram se inserindo a atividade e ampliando as discussões devido às perguntas e curiosidade dos alunos. A metodologia aplicada estimulou os alunos, tornando-os mais acessíveis à construção de conceitos estruturantes da Botânica e promoveu uma base para discussão de outros temas da Biologia, como Ecologia e Educação Ambiental. Do ponto de vista motivacional, trazer a botânica para o “universo” do aluno proporciona um ambiente de descoberta e aprendizagem, pois para tal foi necessário questionamentos e resultados. Após a prática perceberam-se mais críticos em relação ao tema trabalhado, foram em busca de fontes para aprofundar o conteúdo e introduziram a sua realidade, hábitos e cuidado, que até então não tinham com as plantas.