A fase escolar está implicada no desenvolvimento das capacidades afetivas, cognitivas e sociais do indivíduo, sendo assim, a escola é um aliado da família na socialização do aluno, e o professor, modelo e mediador de experiências sociais. A relação do professor com o aluno é mediada por crenças afetivas que influenciam o desempenho acadêmico, o desenvolvimento cognitivo e emocional desses alunos. Motivados por isso, esta pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica, que foi feita para investigar o entendimento atual e a utilização do conceito de Afetividade como uma ferramenta de auxílio para professores do Ensino Médio, focando aqui em professores do Ensino de Ciências. Nesse trabalho, os resultados são apresentados na forma de crônica. Selecionamos como escopo periódicos que apresentam no título a palavra formação e os que publicam artigos sobre ensino de ciências, que apresentam maior estrato no sistema de classificação, foram selecionadas sete revistas da área de ensino, listadas no sistema Qualis-periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizamos o dispositivo de busca de cada uma das revistas procuramos por artigos que apresentassem, no corpo do texto, pelo menos um dos conjuntos de palavras chave: Afetividade, Afetividade no Ensino Médio; Afetividade e Ensino de Ciências; Afetividade e Formação Docente (ou formação de professores, formação inicial, formação continuada). A pesquisa ressalta a importância de se falar sobre a afetividade tornando este tema mais próximo daqueles que fazem parte do processo de ensino e aprendizagem, nesse sentido, entendemos que é preciso oferecer na formação docente os saberes relativos ao domínio da afetividade, tendo em vista que a abordagem cognitiva é importante e necessária na formação do aluno, porém não é suficiente para a aprendizagem escolar deste.