Este trabalho tem como objetivo confrontar as práticas pedagógicas de ensino em Língua Portuguesa presenciada em uma escola pública de Iguatu, interior do Ceará, com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Será apresentada a descrição das atividades que foram realizadas na disciplina de Estágio, do curso de Letras/ Português, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) assim como observações de como acontece o processo educacional na instituição de ensino fundamental na qual foi realizada a preparação. As leituras a respeito da Base Nacional comum curricular (BNCC) assim como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) foram de grande importância para a realização do estágio e a construção desse trabalho. O conhecimento das leis que regem a educação foi essencial para confrontar o que ela defende com relação à educação e as práticas vivenciadas na instituição. É durante o estágio que os estudantes de licenciatura ganham à oportunidade de vivenciar e acompanhar a realidade da pratica docente e os desafios que o professor encontra no âmbito escolar para formar cidadãos letrados. A escola em que foi realizado o estágio funciona nos turnos manhã e tarde na cidade de Iguatu no interior do Ceará, oferecendo o Ensino Fundamental I e II, com carga anual de 960 horas aula, a instituição possui um perfil de alunos com baixo poder aquisitivo. A sala acompanhada durante o estágio foi o 6° ano, turma única, e as observações e analises foram feitas a partir da didática que a educadora aplicava, a forma como os alunos interagiam e se posicionava no período das regências das aulas assim como o comportamento apresentados pelos mesmos. Também descrevo neste trabalho o dia a dia da escola, fazendo reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa no contexto do Ensino Fundamental, mostrando diretrizes, objetivos e metodologias para o ensino.