O presente trabalho resulta de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras, cujo objetivo principal foi construir o perfil do aluno ingresso na Licenciatura em Matemática do campus supracitado. A pesquisa contemplou os períodos entre 2011.1 e 2014.2, a partir de uma análise exploratória das variáveis: idade, sexo, estado civil, domicílio, etnia, renda per capita, proveniência do ensino (pública ou privada), ano do término do ensino médio. A pesquisa caracterizou-se como quantitativa, descritiva, a partir de dados secundários e seguindo a técnica de amostragem probabilística estratificada com intervalo de confiança de 95% e uma amostra de 317 alunos. A partir da análise das variáveis, observaram-se características importantes para a construção do perfil dos ingressantes, por exemplo: o aluno do curso é de baixa renda; com predominância do sexo masculino; têm idade média de 25 anos; nível elevado de pessoas que concluíram o ensino médio há muitos anos (5, 10 ou até 30 anos) e composto em sua maioria de pessoas vindas de escolas públicas. Na análise inferencial, observou-se que há uma relação de dependência entre as variáveis proveniência do ensino, renda, etnia, idade e término do ensino médio. A construção do perfil dos ingressos apontou para uma reflexão sobre diversas possibilidades de melhoria do curso pesquisado, como, por exemplo, a implantação de uma disciplina de nivelamento no início do curso, visto que o número de pessoas que passaram muitos anos sem estudar, que terminaram o ensino médio durante os anos de 1996 a 2010, é considerado elevado.