As metodologias ativas têm se apresentado como ferramenta imprescindível para o desenvolvimento de atividades que possibilitem ao sujeito reconhecer a potencialidade de sua formação. A mediação pedagógica coloca-se como atividade determinante na condução dessa construção de conhecimentos, na aquisição de competências que oportunizem a constituição de uma postura crítica, política e técnica, possibilitando a formação integral do sujeito. Os desafios que circundam esse processo estão sustentados em concepções que visualizam a educação como atividade contínua, que necessita de constante aprimoramento e que para isso precisa estar evidenciada, no âmbito da sala de aula, como ação dialógica e humanística. Potencializar a formação do sujeito através de metodologias ativas seria então oportunizar a construção da autonomia intelectual, das esferas cognitivas que inserem o sujeito no campo das possibilidades, não negligenciado a formação humana e política do discente. Nessa perspectiva, objetivamos nesse estudo explorar as influências das metodologias ativas na formação integral do sujeito discente, na sua constante formação humana, política e técnica. Dessa forma, exploraremos os desafios educacionais encontrados no âmago da profissão docente, as limitações que minimizam as oportunidades de desenvolver práticas libertadoras, que transformem e evidenciem no discente suas habilidades de construir conhecimento. Assim, buscaremos nas metodologias ativas, possibilidades que oportunizem ao docente desenvolver práticas dialógicas e humanísticas que potencializem a formação do sujeito discente. Em decorrência disso, usaremos como metodologia pesquisas bibliográficas e assim desenvolveremos esse estudo a partir de autores como: Morán (2015), Freire (2011), Delors (1996), entre outros estudiosos que evidenciam a relevância de abordar metodologias que redimensionem a prática docente e a evidenciem como uma ação libertadora e constituinte para a formação integral do sujeito. Metodologias ativas que ressignificam a prática docente e viabilizam no discente a competência de construir conhecimentos necessários à formação humana, colocando-o como centro do processo de ensino-aprendizagem. Assim, conclui-se nesse estudo a potencialidade das metodologias ativas na construção da autonomia do sujeito discente, sendo essas atividades necessárias para viabilizar o aprimoramento e o desenvolvimento cognitivo e intelectual, possibilitando uma formação que insira o sujeito no campo das possibilidades.