Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA II: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TURMAS DE 6º E 7º ANOS.

Palavra-chaves: GEOGRAFIA, ESTÁGIO, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36837
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4330
    "inscrito_id" => 8790
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA II: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TURMAS DE 6º E 7º ANOS."
    "resumo" => "O estágio supervisionado possui uma importância singular na formação do futuro professor pois possibilita uma visão mais ampla do espaço escolar, seja através de conhecimentos e competências adquiridos através da pesquisa e das intervenções realizadas nesse espaço, seja através da reflexão pautada em princípios pedagógicos no qual essa prática deve se fundamentar. Quando tratamos de formação inicial de professores, devemos levar em consideração a importância da relação entre a teoria adquirida no espaço acadêmico e a prática em sala de aula, nas atividades de estágio supervisionado. O presente trabalho é um relato do estágio supervionado em Geografia, realizado na Escola Estadual “Professora Maria Edilma de Freitas”, em Pau dos Ferros/RN. A referida escola oferta turmas de 6º ao 9º Anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Nosso estágio foi realizado em três turmas, duas de Sexto Ano e uma de Sétimo Ano, com uma média de 25 alunos cada. Além das aulas teórico-práticas, participamos das atividades na escola campo de estágio, como: planejamento dos objetivos e das aulas a serem ministradas, junto com o professor supervisor; seleção dos conteúdos a serem trabalhados; escolha de metodologias a serem empregadas; critérios e metodologias de avaliação da aprendizagem. Antes do período da regência, visitamos a Escola para realizar diagnóstico da realidade desta e das salas de aulas nas quais foram desenvolvidas as atividades. Conversamos com o professor regente das turmas, conhecemos os livros didáticos utilizados como refenciais para o desenvolvimento das atividades, analisamos as atividades desenvolvidas até então para planejarmos nossas aulas, selecionamos materiais e conteúdos a ser abordados e o método e metodologias de avaliação. Os conteúdos foram selecionados de acordo com a proposta do livro didático. Para a avaliação do processo de ensino-aprendizagem no período do Estágio Supervisionado, usamos como referencial para nosso trabalho a concepção de avaliação proposta em Piletti.   Compreendemos que a função social da escola é possibilitar ao aluno a construção de uma visão crítica da realidade que o cerca. Para isso, o professor não pode um mero transmissor de informação mas um mediador dos saberes, comprometido com a formação de sujeitos críticos e que consigam compreender e intervir na sociedade em que está inserido.   Destacamos a receptividade e empenho da equipe administrativa da Escola, que nos proporcionou momentos de integração e vivências do cotidiano desta, dos professores e alunos que nos permitiram participar de suas atividades e aprender mais sobre o processo de ensino e aprendizagem, além de compreender as relações que permeiam estes processos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, ESTÁGIO, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8790_16102017204548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HORTÊNCIA PESSOA RÊGO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "HORTÊNCIAPESSOA"
    "autor_email" => "hortenciapessoa@bol.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36837
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4330
    "inscrito_id" => 8790
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA II: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TURMAS DE 6º E 7º ANOS."
    "resumo" => "O estágio supervisionado possui uma importância singular na formação do futuro professor pois possibilita uma visão mais ampla do espaço escolar, seja através de conhecimentos e competências adquiridos através da pesquisa e das intervenções realizadas nesse espaço, seja através da reflexão pautada em princípios pedagógicos no qual essa prática deve se fundamentar. Quando tratamos de formação inicial de professores, devemos levar em consideração a importância da relação entre a teoria adquirida no espaço acadêmico e a prática em sala de aula, nas atividades de estágio supervisionado. O presente trabalho é um relato do estágio supervionado em Geografia, realizado na Escola Estadual “Professora Maria Edilma de Freitas”, em Pau dos Ferros/RN. A referida escola oferta turmas de 6º ao 9º Anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Nosso estágio foi realizado em três turmas, duas de Sexto Ano e uma de Sétimo Ano, com uma média de 25 alunos cada. Além das aulas teórico-práticas, participamos das atividades na escola campo de estágio, como: planejamento dos objetivos e das aulas a serem ministradas, junto com o professor supervisor; seleção dos conteúdos a serem trabalhados; escolha de metodologias a serem empregadas; critérios e metodologias de avaliação da aprendizagem. Antes do período da regência, visitamos a Escola para realizar diagnóstico da realidade desta e das salas de aulas nas quais foram desenvolvidas as atividades. Conversamos com o professor regente das turmas, conhecemos os livros didáticos utilizados como refenciais para o desenvolvimento das atividades, analisamos as atividades desenvolvidas até então para planejarmos nossas aulas, selecionamos materiais e conteúdos a ser abordados e o método e metodologias de avaliação. Os conteúdos foram selecionados de acordo com a proposta do livro didático. Para a avaliação do processo de ensino-aprendizagem no período do Estágio Supervisionado, usamos como referencial para nosso trabalho a concepção de avaliação proposta em Piletti.   Compreendemos que a função social da escola é possibilitar ao aluno a construção de uma visão crítica da realidade que o cerca. Para isso, o professor não pode um mero transmissor de informação mas um mediador dos saberes, comprometido com a formação de sujeitos críticos e que consigam compreender e intervir na sociedade em que está inserido.   Destacamos a receptividade e empenho da equipe administrativa da Escola, que nos proporcionou momentos de integração e vivências do cotidiano desta, dos professores e alunos que nos permitiram participar de suas atividades e aprender mais sobre o processo de ensino e aprendizagem, além de compreender as relações que permeiam estes processos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, ESTÁGIO, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8790_16102017204548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HORTÊNCIA PESSOA RÊGO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "HORTÊNCIAPESSOA"
    "autor_email" => "hortenciapessoa@bol.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O estágio supervisionado possui uma importância singular na formação do futuro professor pois possibilita uma visão mais ampla do espaço escolar, seja através de conhecimentos e competências adquiridos através da pesquisa e das intervenções realizadas nesse espaço, seja através da reflexão pautada em princípios pedagógicos no qual essa prática deve se fundamentar. Quando tratamos de formação inicial de professores, devemos levar em consideração a importância da relação entre a teoria adquirida no espaço acadêmico e a prática em sala de aula, nas atividades de estágio supervisionado. O presente trabalho é um relato do estágio supervionado em Geografia, realizado na Escola Estadual “Professora Maria Edilma de Freitas”, em Pau dos Ferros/RN. A referida escola oferta turmas de 6º ao 9º Anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Nosso estágio foi realizado em três turmas, duas de Sexto Ano e uma de Sétimo Ano, com uma média de 25 alunos cada. Além das aulas teórico-práticas, participamos das atividades na escola campo de estágio, como: planejamento dos objetivos e das aulas a serem ministradas, junto com o professor supervisor; seleção dos conteúdos a serem trabalhados; escolha de metodologias a serem empregadas; critérios e metodologias de avaliação da aprendizagem. Antes do período da regência, visitamos a Escola para realizar diagnóstico da realidade desta e das salas de aulas nas quais foram desenvolvidas as atividades. Conversamos com o professor regente das turmas, conhecemos os livros didáticos utilizados como refenciais para o desenvolvimento das atividades, analisamos as atividades desenvolvidas até então para planejarmos nossas aulas, selecionamos materiais e conteúdos a ser abordados e o método e metodologias de avaliação. Os conteúdos foram selecionados de acordo com a proposta do livro didático. Para a avaliação do processo de ensino-aprendizagem no período do Estágio Supervisionado, usamos como referencial para nosso trabalho a concepção de avaliação proposta em Piletti. Compreendemos que a função social da escola é possibilitar ao aluno a construção de uma visão crítica da realidade que o cerca. Para isso, o professor não pode um mero transmissor de informação mas um mediador dos saberes, comprometido com a formação de sujeitos críticos e que consigam compreender e intervir na sociedade em que está inserido. Destacamos a receptividade e empenho da equipe administrativa da Escola, que nos proporcionou momentos de integração e vivências do cotidiano desta, dos professores e alunos que nos permitiram participar de suas atividades e aprender mais sobre o processo de ensino e aprendizagem, além de compreender as relações que permeiam estes processos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.