EDUCAÇÃO E CANDOMBLÉ: O GESTOR ESCOLAR E AS PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO DOS CONTEÚDOS DA CULTURA E RELIGIÃO BANTAS NAS GRADES CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA BAIXADA FLUMINENSE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36590 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 643 "inscrito_id" => 4031 "titulo" => "EDUCAÇÃO E CANDOMBLÉ: O GESTOR ESCOLAR E AS PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO DOS CONTEÚDOS DA CULTURA E RELIGIÃO BANTAS NAS GRADES CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA BAIXADA FLUMINENSE" "resumo" => "RESUMO: Com o advento da Lei 10.639/2003/PR, surgiu a oportunidade de elaborar este trabalho, como auxílio para o gestor escolar quanto ao seu papel, diante das dificuldades, no que tange à inclusão da cultura e religião bantas nas grades curriculares do ensino fundamental e médio, na Baixada Fluminense. O objetivo principal é transmitir ao gestor conhecimentos, bem como a sua equipe, para o preenchimento de uma lacuna de quase quinhentos anos na história do Brasil. Inclusão essa que dará visibilidade a vertente negra ali, introduzida do século XVI ao XIX, os bantos. O objeto do estudo dividiu-se entre terreiros de candomblé banto e escolas da região. A justificativa é que embora o povo banto tenha sido o primeiro a ser introduzido na nova colônia, e responsável junto com o índio e o português, pela construção do Brasil e formação da nossa língua carece de informações sobre o seu papel na história brasileira. A capacitação do gestor e, seus auxiliares, através do candomblé banto é o viés para a inclusão dessa temática na Baixada Fluminense, pois tratar-se de uma região demograficamente banta devido ao grande número de terreiros bantos ali existentes. Usou-se a metodologia de transformação dos estabelecimentos de ensino e dos terreiros em uma via de mão dupla, em termos de: palestras, visitas entrevistas e participação em dias de eventos nos terreiros e nas escolas. Derrubou-se então, uma antiga barreira que vinha impedindo o crescimento desse tipo de pesquisa. Também, realizou-se uma pesquisa eletrônica, além de uma revisão bibliográfica, o que muito contribuiu para a conclusão deste trabalho dando dessa forma, a fundamentação necessária ao texto final. Como o gestor escolar deve atuar diante desse problema? Por que ensinar? E o que ensinar? O resultado alcançado constituiu-se na divisão do texto da discussão em três respostas referentes a cada uma das três perguntas formuladas neste trabalho. Espera-se que elas possam ajudar o gestor a dialogar com a sua equipe, quanto à realização desta inclusão que envolve não só a sua figura, mas também o corpo docente, discente, profissionais da educação, pais de alunos e a própria comunidade. Espera-se ainda, que esse resultado venha servir como inspiração para outras regiões do Brasil desdobrando-se em vários encaminhamentos em prol da visibilidade deste povo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, CANDOMBLÉ BANTO, GESTOR ESCOLAR, PROFESSOR, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID4031_31082017150634.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEUSAMIR ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TATA ANANGUÊ" "autor_email" => "anangue@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36590 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 643 "inscrito_id" => 4031 "titulo" => "EDUCAÇÃO E CANDOMBLÉ: O GESTOR ESCOLAR E AS PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO DOS CONTEÚDOS DA CULTURA E RELIGIÃO BANTAS NAS GRADES CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA BAIXADA FLUMINENSE" "resumo" => "RESUMO: Com o advento da Lei 10.639/2003/PR, surgiu a oportunidade de elaborar este trabalho, como auxílio para o gestor escolar quanto ao seu papel, diante das dificuldades, no que tange à inclusão da cultura e religião bantas nas grades curriculares do ensino fundamental e médio, na Baixada Fluminense. O objetivo principal é transmitir ao gestor conhecimentos, bem como a sua equipe, para o preenchimento de uma lacuna de quase quinhentos anos na história do Brasil. Inclusão essa que dará visibilidade a vertente negra ali, introduzida do século XVI ao XIX, os bantos. O objeto do estudo dividiu-se entre terreiros de candomblé banto e escolas da região. A justificativa é que embora o povo banto tenha sido o primeiro a ser introduzido na nova colônia, e responsável junto com o índio e o português, pela construção do Brasil e formação da nossa língua carece de informações sobre o seu papel na história brasileira. A capacitação do gestor e, seus auxiliares, através do candomblé banto é o viés para a inclusão dessa temática na Baixada Fluminense, pois tratar-se de uma região demograficamente banta devido ao grande número de terreiros bantos ali existentes. Usou-se a metodologia de transformação dos estabelecimentos de ensino e dos terreiros em uma via de mão dupla, em termos de: palestras, visitas entrevistas e participação em dias de eventos nos terreiros e nas escolas. Derrubou-se então, uma antiga barreira que vinha impedindo o crescimento desse tipo de pesquisa. Também, realizou-se uma pesquisa eletrônica, além de uma revisão bibliográfica, o que muito contribuiu para a conclusão deste trabalho dando dessa forma, a fundamentação necessária ao texto final. Como o gestor escolar deve atuar diante desse problema? Por que ensinar? E o que ensinar? O resultado alcançado constituiu-se na divisão do texto da discussão em três respostas referentes a cada uma das três perguntas formuladas neste trabalho. Espera-se que elas possam ajudar o gestor a dialogar com a sua equipe, quanto à realização desta inclusão que envolve não só a sua figura, mas também o corpo docente, discente, profissionais da educação, pais de alunos e a própria comunidade. Espera-se ainda, que esse resultado venha servir como inspiração para outras regiões do Brasil desdobrando-se em vários encaminhamentos em prol da visibilidade deste povo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, CANDOMBLÉ BANTO, GESTOR ESCOLAR, PROFESSOR, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID4031_31082017150634.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEUSAMIR ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TATA ANANGUÊ" "autor_email" => "anangue@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }