REALIDADE AUMENTADA DE FORMA FÁCIL EM SALA DE AULA COM O “AURASMA”.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38458 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4627 "inscrito_id" => 3563 "titulo" => "REALIDADE AUMENTADA DE FORMA FÁCIL EM SALA DE AULA COM O “AURASMA”." "resumo" => """ Resumo: Nos dias atuais a internet tem proporcionado um elo bastante significativo na sociedade. Não há mais um mundo físico e mundo virtual distinto, eles se completam e o maior desafio é diminuir a distância entre eles. Em um cenário que os aparatos tecnológicos tem se tornado cada vez mais recorrentes no dia a dia das pessoas, sentiu-se a necessidade de inserir os objetos virtuais de aprendizagem a serem utilizados em sala de aula, no que fere a educação é preciso analisar essas informações e como elas são transmitidas aos professores e alunos envolvidos, as interações entre os “mundos” e as formas como esses dados são transmitidos, pois o meio possibilita inúmeras formas de interpretação e manipulação desses dados, além de existir as limitações tecnológicas, quando se refere à coesão e consistência de informações encontradas na internet. Esta pesquisa tem como caráter bibliográfico exploratório, a fim de analisar o software “Aurasma”, software esse que tem como função interagir de forma fácil e sem a necessidade de programação para exibir figuras virtuais no mundo real, conhecido em termos técnicos como Realidade Aumentada, capaz de interagir através de um aparelho celular em ambientes como, por exemplo: livro, museus, sala de aula, ambiente de estudos, etc. De início, com objetivo em desmistificar a semelhança entre os formatos de informação e tecnologia, serão analisados os processos históricos que trouxeram a sociedade contemporânea a esse estado de agilidade na comunicação e a precisão de construção e interação com o conhecimento associado à tecnologia; e por fim, será visto os pontos positivos e negativos do software “Aurasma” apontando todas as prováveis interações que possam ser realizadas em sala de aula. Com isso, através da pesquisa foi visto que o “Aurasma” tem forte potencial para ser inserido em sala de aula. \r\n \r\n Palavras-chave: Realidade Aumentada, Informação; Educação; Aurasma. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "REALIDADE AUMENTADA, INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO, AURASMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID3563_16102017231355.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATHA LISBOA GALVÃO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JONATHA LISBOA" "autor_email" => "jonatha-lisboa@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38458 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4627 "inscrito_id" => 3563 "titulo" => "REALIDADE AUMENTADA DE FORMA FÁCIL EM SALA DE AULA COM O “AURASMA”." "resumo" => """ Resumo: Nos dias atuais a internet tem proporcionado um elo bastante significativo na sociedade. Não há mais um mundo físico e mundo virtual distinto, eles se completam e o maior desafio é diminuir a distância entre eles. Em um cenário que os aparatos tecnológicos tem se tornado cada vez mais recorrentes no dia a dia das pessoas, sentiu-se a necessidade de inserir os objetos virtuais de aprendizagem a serem utilizados em sala de aula, no que fere a educação é preciso analisar essas informações e como elas são transmitidas aos professores e alunos envolvidos, as interações entre os “mundos” e as formas como esses dados são transmitidos, pois o meio possibilita inúmeras formas de interpretação e manipulação desses dados, além de existir as limitações tecnológicas, quando se refere à coesão e consistência de informações encontradas na internet. Esta pesquisa tem como caráter bibliográfico exploratório, a fim de analisar o software “Aurasma”, software esse que tem como função interagir de forma fácil e sem a necessidade de programação para exibir figuras virtuais no mundo real, conhecido em termos técnicos como Realidade Aumentada, capaz de interagir através de um aparelho celular em ambientes como, por exemplo: livro, museus, sala de aula, ambiente de estudos, etc. De início, com objetivo em desmistificar a semelhança entre os formatos de informação e tecnologia, serão analisados os processos históricos que trouxeram a sociedade contemporânea a esse estado de agilidade na comunicação e a precisão de construção e interação com o conhecimento associado à tecnologia; e por fim, será visto os pontos positivos e negativos do software “Aurasma” apontando todas as prováveis interações que possam ser realizadas em sala de aula. Com isso, através da pesquisa foi visto que o “Aurasma” tem forte potencial para ser inserido em sala de aula. \r\n \r\n Palavras-chave: Realidade Aumentada, Informação; Educação; Aurasma. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "REALIDADE AUMENTADA, INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO, AURASMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID3563_16102017231355.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATHA LISBOA GALVÃO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JONATHA LISBOA" "autor_email" => "jonatha-lisboa@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }