O Parque Municipal da Matinha (PMM) se constitui o único zoológico do interior da Bahia, é considerado importante no território de identidade de Itapetinga-BA, pois é uma área de proteção ambiental associada ao lazer. Possui um remanescente de Mata Atlântica, que está em vias de extinção no município, com diversas espécies de animais da flora e fauna nativa da região brasileira, é uma área de lazer utilizada por todos da microrregião, e ainda pode se tornar um núcleo de pesquisas em escolas e universidades. Diante deste potencial, esta investigação buscou analisar as seguintes questões: Qual a formação dos professores que lecionam a disciplina de Ciências, no 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola no município de Itapetinga - BA? De que forma esses docentes têm utilizado o espaço do PMM, visando o ensino-aprendizagem no ensino de Ciências? Diante destas inquietações, neste trabalho se objetivou analisar a prática educativa dos professores de Ciências do 6° ano Fundamental, em três escolas do município de Itapetinga-Ba, tendo como foco o PMM como extensão da sala de aula. Pretendeu-se identificar os desafios e possibilidades que demandam a aprendizagem em espaço não formal; investigar de que forma os conteúdos são trabalhados nas atividades de pesquisas utilizando o PMM como centro de pesquisa. Para tanto, por meio de entrevistas e análise de documentos, busca entender como os professores que lecionam Ciências, em uma escola no município de Itapetinga-BA, utilizam esse espaço e quais são as principais temáticas abordadas a partir das visitas, visando o ensino-aprendizagem de Ciências. Discute que o ensino de Ciências necessita respaldar-se em materiais concretos e atividades práticas que potencializem a compreensão das aulas teóricas. A partir dos resultados, observamos que os professores da disciplina de Ciências do município de Itapetinga – BA utilizam pouco como uma extensão da sala de aula. Atualmente, as visitas técnicas das escolas ao PMM estão relacionadas ao lazer e recreação, não como local de aprendizagem. Os espaços não-formais vêm sendo compreendidos enquanto espaços promotores do ensino-aprendizagem, além de desempenharem papel motivador. A partir desta lógica, o espaço do PMM sinaliza grande potencial motivador, uma vez que, extrapolar o ambiente da sala de aula, observar diretamente e vivenciar situações de aprendizagens referentes ao trato com os animais, preservação ambiental e das espécies, dentre outros assuntos referentes à educação ambiental, aguça debates em torno das questões. Conclui que o PMM possibilita o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, além de motivar os alunos.