A Educação Física enquanto componente curricular obrigatório, exige um novo pensar e um novo agir de seus professores, no intuito de dar sentido às práticas pedagógicas e às aprendizagens delas decorrentes. As novas perspectivas da Educação Básica apontam para a Educação Física um trabalho com o corpo e o movimento que considere o indivíduo na integralidade do seu sentir-pensar-agir. A Educação Física se constitui historicamente como uma atividade na escola que trata de questões relativas ao corpo físico, preparando alunos para um fazer específico e adestrado, ou seja, um corpo objeto. Então, não basta ensinar aos alunos as técnicas de movimentos, as habilidades básicas ou as capacidades físicas. É preciso ir além e ensinar ao aluno o contexto em que se apresentam as habilidades ensinadas, integrando-o na esfera da cultura corporal de movimento. Assim, a Educação Física deve abordar seus conteúdos de maneira a superar o aspecto mecanicista. O movimento deve ser fundado na motricidade, de forma que não haja separação entre a realização mecânica e a significação para o ser que se movimenta.