O seguinte trabalho se apresenta no âmbito de ação interventiva proposta pelo PIBID- IFPE, relatando uma intervenção realizada na Escola (EREM), no município de Vitória de Santo Antão- PE, executada em três turmas de Química do primeiro ano do Ensino Médio, no primeiro semestre desse ano. O Ensino de Química muitas vezes costuma acontecer segundo uma abordagem tradicional, centralizando-se na simples memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculado com o cotidiano do estudante. Deixando assim, a disciplina de Química muitas vezes entediante, com isso, acabam ficando desestimulando. Esse trabalho tem como objetivo vivenciar uma intervenção durante uma aula experimental numa abordagem investigativa, em posse de uma solução problema para compreender o conceito do modelo atômico de Bohr através da observação da coloração sais em ensaios de chama auxiliando o estudante no processo de aprendizagem, mediado pelas bolsistas de Química do PIBID para favorecer um diálogo entre a teoria e a prática, relacionando o Modelo Atômico de Bohr ensinado previamente pelo professor da disciplina a uma prática de laboratório. O experimento investigativo foi escolhido nessa intervenção, pelo fato dele valorizar as percepções dos estudantes através da apreensão de conceitos básicos, onde eles mesmos construíram o conhecimento tirando suas próprias conclusões, permitindo sua participação mais ativa no processo da experimentação. As etapas da pesquisa constituíram-se em: (I) Observação das aulas; (II) Escolha do experimento; (III) A exposição da situação-problema; (IV) Aplicação do experimento investigativo “Teste da Chama”; (V) Analise dos resultados observados durante o experimento, fazendo o estudante relacionar o conteúdo de modelo atômico com o experimento respondendo a solução-problema. A intervenção por meio do experimento ocorreu de maneira satisfatória onde os estudantes participaram de todo processo sempre curioso, fazendo perguntas para integrar o conceito com a prática. Este tipo de prática conduz ao estudante a explorar seus conhecimentos prévios sobre o conteúdo, dando condições por meio da investigação para participar de conduta no processo de ensino e aprendizagem.