As aulas de Ciências e Biologia ainda são baseadas em um método que atravessou décadas e que sozinho não consegue suprir as necessidades encontradas dentro da sala de aula. Como consequência, a aula tem se tornado monótonas e desestimulantes, sendo necessário que o professor busque alternativas para tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes, a fim de facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, este trabalho tem como objetivo analisar a produção científica na área de Ciências e Biologia para destacar a importância dos laboratórios de ciências (LC), que por sua vez permitem aos estudantes estabelecerem relações entre os conteúdos trabalhados e seu cotidiano. Uma vez que os LCs presentes em diversas escolas não vêm sendo utilizados com tanta frequência, fechando as portas para o desenvolvimento da alfabetização científica. Assim, o professor tem deixado de lado um momento extremamente importante que o permite criar possibilidade para que a construção do conhecimento aconteça de forma eficiente, além de permitir aos seus discentes uma maior apropriação dos conteúdos estudados, e estimula o interesse pela busca do conhecimento, ao passo que se afasta do excesso de aulas expositivas. Assim, para a construção deste trabalho foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica, baseando-se em artigos disponíveis no banco de teses e dissertações da Universidade Federal de Alagoas, o que nos permitiu chegar à conclusão de que o Ensino de Ciências necessita de momentos que permitam que o estudante compreenda a relação que existe entre prática e teoria. Dessa forma, os laboratórios presentes nas escolas quando utilizados da maneira correta podem alcançar esse e outros objetivos traçados pelo professor.