O artigo aqui apresentado mostra resultados de um estudo realizado no âmbito da Prática Educativa da disciplina Sociologia da Educação, no curso de Licenciatura Plena em Física do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus São João dos Patos. O estudo parte de um dos principais debates presentes na Sociologia da Educação sobre o papel da educação escolar, qual seja, a querela entre a teoria funcionalista de Émile Durkheim e a teoria reprodutivista de Pierre Bourdieu. Enquanto Durkheim e seus seguidores acreditam que o papel primordial da educação escolar é basicamente treinar e selecionar os indivíduos por meio do mérito, Bourdieu a enxerga como instrumento de reprodução e legitimação das relações desiguais entre as classes sociais. Sendo assim, o objetivo principal do estudo foi identificar se a visão dos professores e gestores de uma escola pública estadual sobre o papel da educação escolar está mais alinhada ao funcionalismo durkheimiano ou ao reprodutivismo bourdieusiano. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e gestores de uma escola pública estadual da cidade de São João dos Patos – MA, bem como uma observação do ambiente escolar como um todo. Como principais resultados do estudo, concluiu-se, a partir da fala de professores e gestores, que a visão dos profissionais da educação está profundamente arraigada na ideia de que o papel da escola é treinar os indivíduos para a vida profissional, possibilitar a mobilidade social para as classes menos abastadas e selecionar os alunos pelo desempenho (mérito), configurando tal visão como extremamente alinhada aos ideais funcionalistas da educação escolar.