Os cursos de Engenharia têm como base em sua grade curricular e como ferramenta introdutória ao cálculo, a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I e para sua assimilação faz-se necessário a compreensão e conhecimento da matemática básica e elementar aprendida durante as séries do segundo grau. Apesar dessa necessidade e importância do seu aprendizado, a disciplina é uma das que mais reprovam alunos no ensino superior, devido às dificuldades de assimilação de seus conteúdos pelos alunos. Dessa forma, o presente trabalho aborda e avalia a necessidade do conhecimento “pré-cálculo” para melhor absorção dos conteúdos da disciplina, facilitando sua aprendizagem. O estudo analisa o caso MATECA (Programa Multimídia de Matemática Elementar ao Cálculo), desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia no campus de Vitória da Conquista e verifica sua execução na turma do primeiro semestre de engenharia ambiental no ano letivo de 2016.2. A pesquisa bibliográfica e de campo desenvolvida no decorrer do semestre em análise pretendeu além de avaliar suas condicionantes, o público alvo, sua aplicabilidade e os métodos de execução, também fazer reflexões e inferências sobre o seu andamento. Acredita-se na importância e relevância do tema para a comunidade acadêmica, pois através dele foi possível concluir sobre as vantagens do projeto de extensão para a instituição, sua importância para os alunos do primeiro semestre e seus déficits para uma possível melhoria em sua execução, além de instigar novos estudos sobre o desenvolvimento da proposta e avaliar possibilidade de integração a outros projetos de extensão da instituição.