O presente estudo pretende discutir acerca do ensino-aprendizagem da álgebra para alunos surdos através da Resolução de Problemas. A álgebra assume um papel importante no currículo de Matemática, sendo assim, se faz necessário, compreender as diversas maneiras de se trabalhar com a mesma na educação para pessoas surdas possibilitando que os estudantes surdos desenvolvam a autonomia. Desse modo, relatamos algumas maneiras de se ensinar e aprender álgebra levando em consideração as necessidades dos alunos surdos, vale salientar que para a compreensão da álgebra importância. Para que o aluno consiga ter uma compreensão clara da álgebra, é necessário que o educador disponha de meios para atender as necessidades dos seus educandos. O principal objetivo da pesquisa é entender como o aluno surdo, a partir de suas experiências, pode construir seu próprio conhecimento, onde o professor assume o papel de mediador, proporcionando aos estudantes surdos uma aprendizagem significativa, isto é, que os alunos possam refletir as suas experiências do campo educacional no seu cotidiano, desenvolvendo, desse modo, sua autonomia. A Resolução de Problema é importante. Está é uma pesquisa bibliográfica constituída principalmente a partir de livros e artigos científicos, nos baseamos em House (1994), Booth (1994), Micotti (1999), Van de Walle (2001), Umbezeiro (2013) entre outros teóricos. Podemos concluir que, no ensino da álgebra, como de tantas outras disciplinas, o professor tem enfatizado a formalização em detrimento da autonomia do aluno. Vale salientar que tanto os alunos surdos quanto ouvintes apresentam dificuldades na aprendizagem da disciplina de Matemática, portanto, faz-se necessário que os professores utilizem pratica metodologias que visam atender as necessidades dos alunos independente das suas particularidades, visando sempre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos, onde os mesmos possam ter uma aprendizagem significativa. Desse modo, compreendemos que é importante a utilização de recursos tecnologias, manipuláveis, visuais para promover a aprendizagem do aluno surdo.