O artigo aborda sobre a importância da escola incluir no processo de ensino e aprendizagem práticas educativas que foquem na diversidade cultural enquanto um legado dos sujeitos sociais, por meio de ações didáticas pedagógicas e interdisciplinares para promover dentro do espaço escolar diálogos sobre a riqueza da diversidade cultural presente no interior da escola. O trabalho destaca sobre a importância em construir uma consciência coletiva de respeito e valorização das diferenças culturais, através do relato da experiência do Projeto As regiões brasileiras: uma diversidade cultural realizado em 2017 na turma do 3º ano do ensino fundamental I em uma escola pública do município da Serra no Espírito Santo. Faz-se uma discussão sobre o reconhecimento da diversidade cultural dos sujeitos para a afirmação da identidade cultural dos indivíduos. O objetivo é analisar a influência da cultura local na constituição da cultura dos sujeitos, a partir do relato dos alunos do 3º ano séries iniciais que participaram do projeto. Como aporte teórico usou, Freire (1996 ), Moreira ( 2005), Candau (2005) Laraia (2001). Utilizou-se como procedimento metodológico a revisão bibliográfica e o relato da experiência. Na discussão teórica foram utilizados os conceitos de, lugar, espaço, diversidade cultural, e prática educativa. Conclui-se que, é na educação básica que os indivíduos adquirem o entendimento, do respeito às diferenças culturais e sociais, por isso a importância da instituição escolar promover espaços de discussão e, implementação de ações voltadas ao diálogo e a valorização da cultura dos sujeitos sociais e do legado cultural do lugar em que estão inseridos.