Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORTALECENDO O ENSINO DE QUÍMICA COM A RELAÇÃO ESCOLA – UNIVERSIDADE

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, QUÍMICA PRÁTICA, RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A dificuldade de interação dos alunos do ensino médio com a matéria de Química é um fator sempre mencionado por professores e pelos próprios estudantes como um obstáculo para a aprendizagem. Não é raro que a Química seja classificada pelos aprendizes como uma disciplina difícil e de pouca aplicação prática. Certamente, a forma de ministrar os conteúdos contribui em muito para essa percepção negativa. A utilização apenas de livros didáticos e slides, não tem sido suficiente para que os estudantes consigam relacionar os fenômenos químicos com alguns eventos do cotidiano, com isto, não é despertado o interesse e a curiosidade dos adolescentes pela disciplina, com reflexos no rendimento escolar e, quem sabe, afastando da área muitos futuros profissionais. Ciente desse distanciamento dos alunos do ensino médio em referência à prática dos conceitos químicos foi desenvolvido um projeto para aproximação com a universidade através de visitas monitoradas. As atividades foram desenvolvidas com estudantes da rede pública e privada de Campina Grande-PB e de outros estados, os quais tiveram oportunidade de visitas interativas aos laboratórios de Ensino e Pesquisa da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba). Inicialmente, os adolescentes foram incentivados em conversas informais a relacionarem os conteúdos que haviam aprendido nas aulas de química com eventos do cotidiano, na sequência, intermediados pelo professor coordenador da visita, foram orientados sobre normas de segurança e divididos em grupos para visitas internas aos laboratórios. O ponto culminante do evento foi a manipulação de produtos químicos para obtenção de desinfetante realizado no Laboratório de Tecnologia Química. Ao final foi empregado como instrumento de avaliação a aplicação de questionários exploratórios. Os resultados indicaram que a dificuldade em aprender química está relacionada a dois fatores importantes, que são: o aspecto metodológico e dinâmico do ensino de química e a questão social. Pôde-se perceber pelos depoimentos finais dos alunos que as atividades desenvolvidas contribuíram para o reconhecimento e compreensão das transformações químicas que ocorrem nos processos naturais e tecnológicos em diferentes contextos, despertando o interesse e a curiosidade dos adolescentes pela disciplina.

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