Este artigo trata-se de uma pesquisa exploratória acerca da função, desempenho e atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar. Tem por objetivo discutir o trabalho do coordenador pedagógico dentro das instituições de ensino, bem como, analisar sua contribuição para o desenvolvimento de uma prática educativa eficaz. Além disso, para refletir sobre as funções e atuação do coordenador e a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP) na construção de uma escola democrática. Relata-se a experiência de uma coordenadora da rede municipal de Guanambi-Ba formada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e pós-graduada em Alfabetização pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atua como professora da rede municipal há quinze anos e como coordenadora desde 2014. O texto traz ainda uma análise da atuação do coordenador com base nos teóricos: Veiga (2000), Libâneo (2005), Franco (2008) e Nóvoa (2001). Fez-se uso da abordagem de pesquisa qualitativa com características descritivas, indutivas e naturalísticas. Encontra-se estruturado em três partes, as quais foram denominadas com as seguintes seções: Coordenador Pedagógico no contexto escolar; Projeto Político Pedagógico (PPP) e Funções e desempenho do coordenador pedagógico. A discussão desta temática se justifica, tendo em vista a necessidade de que seja aprofundada a reflexão sobre a função do coordenador pedagógico, sua atuação e participação no contexto escolar frente aos educadores. Considera-se que o papel do coordenador é favorecer a construção de um ambiente democrático e participativo, onde se incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, tendo como resultado deste processo uma educação de qualidade para todos.