Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UMA DIDÁTICA LÚDICA COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA COMPREENSÃO DA NUTRIGENÉTICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: NUTRIGENÉTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, LÚDICO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36704 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2575 "inscrito_id" => 1694 "titulo" => "ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UMA DIDÁTICA LÚDICA COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA COMPREENSÃO DA NUTRIGENÉTICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A utilização de jogos no ensino de biologia no ensino médio, com o objetivo de mostrar que os jogos podem ser utilizados de formas positivas. O trabalho foi aplicado em uma turma com 33 (trinta e três) alunos, do 3º ano do ensino médio da Escola Referência em Ensino Médio Confederação do Equador no município de Paudalho-Pe. Essa atividade foi aplicada no começo do segundo semestre de 2017 no mês de agosto, para ajudar no na compreensão do ensino sobre nutrigenética no ensino médio. A partir dos resultados positivos obtidos mostra que, a utilização de metodologias lúdicas pode sim aumenta o interesse dos estudantes na hora da aula. O trabalho teve como objetivo aplicação de um de um jogo didático, chamado “Nutri Jogo” uma recriação com embasamento inicial de um jogo de tabuleiro com algumas modificações. Usar o jogo como ferramenta no ensino tem a vantagem da facilidade em produzir, de aplicar e o material é de baixo custo e todas as informações do jogo aplicado estavam voltadas para o ensino da nutrigenética. O trabalho foi dividido em duas etapas, primeiramente foi ministrada uma aula expositiva de nutrigenética e aplicado um questionário diagnóstico e na segunda parte uma metodologia diferente de um jogo sobre o assunto abordado no trabalho e um segundo questionário foi aplicado. Obtiveram-se resultados dessa pesquisa a partir da comparação das duas metodologias utilizadas em uma mesma temática de aula, pois mostrou um aumento significativo no aprendizado dos estudantes, indicando que a utilização desta estratégia de ensino pode ser bastante interessante. A conclusão deste trabalho mostra que a metodologia alternativa também proporciona resultados positivos para os alunos e professores que também vai interagir com a sala de aula de maneira diferenciada proporcionando a curiosidades dos alunos em aprender mais.A utilização de jogos no ensino de biologia no ensino médio, com o objetivo de mostrar que os jogos podem ser utilizados de formas positivas. O trabalho foi apl" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "NUTRIGENÉTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1694_13092017200210.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE MARTINIANO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALINE SANTOS" "autor_email" => "alineemb17@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36704 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2575 "inscrito_id" => 1694 "titulo" => "ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UMA DIDÁTICA LÚDICA COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA COMPREENSÃO DA NUTRIGENÉTICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A utilização de jogos no ensino de biologia no ensino médio, com o objetivo de mostrar que os jogos podem ser utilizados de formas positivas. O trabalho foi aplicado em uma turma com 33 (trinta e três) alunos, do 3º ano do ensino médio da Escola Referência em Ensino Médio Confederação do Equador no município de Paudalho-Pe. Essa atividade foi aplicada no começo do segundo semestre de 2017 no mês de agosto, para ajudar no na compreensão do ensino sobre nutrigenética no ensino médio. A partir dos resultados positivos obtidos mostra que, a utilização de metodologias lúdicas pode sim aumenta o interesse dos estudantes na hora da aula. O trabalho teve como objetivo aplicação de um de um jogo didático, chamado “Nutri Jogo” uma recriação com embasamento inicial de um jogo de tabuleiro com algumas modificações. Usar o jogo como ferramenta no ensino tem a vantagem da facilidade em produzir, de aplicar e o material é de baixo custo e todas as informações do jogo aplicado estavam voltadas para o ensino da nutrigenética. O trabalho foi dividido em duas etapas, primeiramente foi ministrada uma aula expositiva de nutrigenética e aplicado um questionário diagnóstico e na segunda parte uma metodologia diferente de um jogo sobre o assunto abordado no trabalho e um segundo questionário foi aplicado. Obtiveram-se resultados dessa pesquisa a partir da comparação das duas metodologias utilizadas em uma mesma temática de aula, pois mostrou um aumento significativo no aprendizado dos estudantes, indicando que a utilização desta estratégia de ensino pode ser bastante interessante. A conclusão deste trabalho mostra que a metodologia alternativa também proporciona resultados positivos para os alunos e professores que também vai interagir com a sala de aula de maneira diferenciada proporcionando a curiosidades dos alunos em aprender mais.A utilização de jogos no ensino de biologia no ensino médio, com o objetivo de mostrar que os jogos podem ser utilizados de formas positivas. O trabalho foi apl" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "NUTRIGENÉTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1694_13092017200210.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE MARTINIANO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALINE SANTOS" "autor_email" => "alineemb17@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A utilização de jogos no ensino de biologia no ensino médio, com o objetivo de mostrar que os jogos podem ser utilizados de formas positivas. O trabalho foi aplicado em uma turma com 33 (trinta e três) alunos, do 3º ano do ensino médio da Escola Referência em Ensino Médio Confederação do Equador no município de Paudalho-Pe. Essa atividade foi aplicada no começo do segundo semestre de 2017 no mês de agosto, para ajudar no na compreensão do ensino sobre nutrigenética no ensino médio. A partir dos resultados positivos obtidos mostra que, a utilização de metodologias lúdicas pode sim aumenta o interesse dos estudantes na hora da aula. O trabalho teve como objetivo aplicação de um de um jogo didático, chamado “Nutri Jogo” uma recriação com embasamento inicial de um jogo de tabuleiro com algumas modificações. Usar o jogo como ferramenta no ensino tem a vantagem da facilidade em produzir, de aplicar e o material é de baixo custo e todas as informações do jogo aplicado estavam voltadas para o ensino da nutrigenética. O trabalho foi dividido em duas etapas, primeiramente foi ministrada uma aula expositiva de nutrigenética e aplicado um questionário diagnóstico e na segunda parte uma metodologia diferente de um jogo sobre o assunto abordado no trabalho e um segundo questionário foi aplicado. Obtiveram-se resultados dessa pesquisa a partir da comparação das duas metodologias utilizadas em uma mesma temática de aula, pois mostrou um aumento significativo no aprendizado dos estudantes, indicando que a utilização desta estratégia de ensino pode ser bastante interessante. A conclusão deste trabalho mostra que a metodologia alternativa também proporciona resultados positivos para os alunos e professores que também vai interagir com a sala de aula de maneira diferenciada proporcionando a curiosidades dos alunos em aprender mais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.