A utilização de jogos no ensino de biologia no ensino médio, com o objetivo de mostrar que os jogos podem ser utilizados de formas positivas. O trabalho foi aplicado em uma turma com 33 (trinta e três) alunos, do 3º ano do ensino médio da Escola Referência em Ensino Médio Confederação do Equador no município de Paudalho-Pe. Essa atividade foi aplicada no começo do segundo semestre de 2017 no mês de agosto, para ajudar no na compreensão do ensino sobre nutrigenética no ensino médio. A partir dos resultados positivos obtidos mostra que, a utilização de metodologias lúdicas pode sim aumenta o interesse dos estudantes na hora da aula. O trabalho teve como objetivo aplicação de um de um jogo didático, chamado “Nutri Jogo” uma recriação com embasamento inicial de um jogo de tabuleiro com algumas modificações. Usar o jogo como ferramenta no ensino tem a vantagem da facilidade em produzir, de aplicar e o material é de baixo custo e todas as informações do jogo aplicado estavam voltadas para o ensino da nutrigenética. O trabalho foi dividido em duas etapas, primeiramente foi ministrada uma aula expositiva de nutrigenética e aplicado um questionário diagnóstico e na segunda parte uma metodologia diferente de um jogo sobre o assunto abordado no trabalho e um segundo questionário foi aplicado. Obtiveram-se resultados dessa pesquisa a partir da comparação das duas metodologias utilizadas em uma mesma temática de aula, pois mostrou um aumento significativo no aprendizado dos estudantes, indicando que a utilização desta estratégia de ensino pode ser bastante interessante. A conclusão deste trabalho mostra que a metodologia alternativa também proporciona resultados positivos para os alunos e professores que também vai interagir com a sala de aula de maneira diferenciada proporcionando a curiosidades dos alunos em aprender mais.