Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“O LIVRO QUE EU LI”: PRÁTICA DE INCENTIVO À LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

Palavra-chaves: LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA, INTERDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38930
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 196
    "inscrito_id" => 3830
    "titulo" => "“O LIVRO QUE EU LI”: PRÁTICA DE INCENTIVO À LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL"
    "resumo" => "O reconhecimento da importância da leitura para a formação dos alunos é aspecto compartilhado pelos docentes e demais profissionais que integram os quadros da escola municipal Marly Cid Almeida de Abreu (município de Itaboraí, RJ). Diante desse interesse comum e do reconhecimento da necessidade de estimular a prática de leitura aos alunos, foi criado o Projeto Semana Literária, período no qual confluem diversas práticas de produção textual e incentivo à leitura nas unidades escolares. Como parte das atividades do projeto, seguiu a apresentação de livros que marcaram a trajetória acadêmica de professores quando na condição de alunos do ensino médio e fundamental, recebendo, para tanto, apoio de professores de diversas disciplinas. Esta iniciativa teve como objetivo a troca de experiências entre professores e alunos. A apresentação das inúmeras experiências de leitura por professores aos alunos do ensino fundamental, especialmente das turmas dos 6º e 7º anos, resultou na produção de uma série de textos e de biografias. As atividades desenvolvidas no âmbito do projeto abarcaram ainda com a realização de um Café Literário na unidade de Itaboraí, que contou com a participação de um autor infanto-juvenil e de literatura jurídica especializada. Neste encontro, os alunos foram presenteados com alguns dos livros que marcaram a trajetória dos projetos e também alguns exemplares ofertados pelo autor. O encontro foi marcado por uma entrevista direta com o autor, seguida por um bate-papo com os alunos, os quais puderam tirar suas dúvidas, falar sobre seu interesse pela leitura, curiosidades e sobre o processo de produção de livros. Partindo de mais estímulo à leitura, os alunos foram então orientados na produção de biografias, algumas delas marcadas por ilustrações próprias associadas a percepção de sua identidade. Os textos produzidos foram expostos aos demais integrantes da comunidade escolar e organizados posteriormente em um livreto para registro e construção da memória escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID3830_28062017194202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA TAVARES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA TAVARE"
    "autor_email" => "pris_tavares2000@yahoo.co"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38930
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 196
    "inscrito_id" => 3830
    "titulo" => "“O LIVRO QUE EU LI”: PRÁTICA DE INCENTIVO À LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL"
    "resumo" => "O reconhecimento da importância da leitura para a formação dos alunos é aspecto compartilhado pelos docentes e demais profissionais que integram os quadros da escola municipal Marly Cid Almeida de Abreu (município de Itaboraí, RJ). Diante desse interesse comum e do reconhecimento da necessidade de estimular a prática de leitura aos alunos, foi criado o Projeto Semana Literária, período no qual confluem diversas práticas de produção textual e incentivo à leitura nas unidades escolares. Como parte das atividades do projeto, seguiu a apresentação de livros que marcaram a trajetória acadêmica de professores quando na condição de alunos do ensino médio e fundamental, recebendo, para tanto, apoio de professores de diversas disciplinas. Esta iniciativa teve como objetivo a troca de experiências entre professores e alunos. A apresentação das inúmeras experiências de leitura por professores aos alunos do ensino fundamental, especialmente das turmas dos 6º e 7º anos, resultou na produção de uma série de textos e de biografias. As atividades desenvolvidas no âmbito do projeto abarcaram ainda com a realização de um Café Literário na unidade de Itaboraí, que contou com a participação de um autor infanto-juvenil e de literatura jurídica especializada. Neste encontro, os alunos foram presenteados com alguns dos livros que marcaram a trajetória dos projetos e também alguns exemplares ofertados pelo autor. O encontro foi marcado por uma entrevista direta com o autor, seguida por um bate-papo com os alunos, os quais puderam tirar suas dúvidas, falar sobre seu interesse pela leitura, curiosidades e sobre o processo de produção de livros. Partindo de mais estímulo à leitura, os alunos foram então orientados na produção de biografias, algumas delas marcadas por ilustrações próprias associadas a percepção de sua identidade. Os textos produzidos foram expostos aos demais integrantes da comunidade escolar e organizados posteriormente em um livreto para registro e construção da memória escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID3830_28062017194202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA TAVARES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA TAVARE"
    "autor_email" => "pris_tavares2000@yahoo.co"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O reconhecimento da importância da leitura para a formação dos alunos é aspecto compartilhado pelos docentes e demais profissionais que integram os quadros da escola municipal Marly Cid Almeida de Abreu (município de Itaboraí, RJ). Diante desse interesse comum e do reconhecimento da necessidade de estimular a prática de leitura aos alunos, foi criado o Projeto Semana Literária, período no qual confluem diversas práticas de produção textual e incentivo à leitura nas unidades escolares. Como parte das atividades do projeto, seguiu a apresentação de livros que marcaram a trajetória acadêmica de professores quando na condição de alunos do ensino médio e fundamental, recebendo, para tanto, apoio de professores de diversas disciplinas. Esta iniciativa teve como objetivo a troca de experiências entre professores e alunos. A apresentação das inúmeras experiências de leitura por professores aos alunos do ensino fundamental, especialmente das turmas dos 6º e 7º anos, resultou na produção de uma série de textos e de biografias. As atividades desenvolvidas no âmbito do projeto abarcaram ainda com a realização de um Café Literário na unidade de Itaboraí, que contou com a participação de um autor infanto-juvenil e de literatura jurídica especializada. Neste encontro, os alunos foram presenteados com alguns dos livros que marcaram a trajetória dos projetos e também alguns exemplares ofertados pelo autor. O encontro foi marcado por uma entrevista direta com o autor, seguida por um bate-papo com os alunos, os quais puderam tirar suas dúvidas, falar sobre seu interesse pela leitura, curiosidades e sobre o processo de produção de livros. Partindo de mais estímulo à leitura, os alunos foram então orientados na produção de biografias, algumas delas marcadas por ilustrações próprias associadas a percepção de sua identidade. Os textos produzidos foram expostos aos demais integrantes da comunidade escolar e organizados posteriormente em um livreto para registro e construção da memória escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.