A história da educação é disciplina de alta relevância na formação do professor, tendo em vista possibilitar aos discentes uma percepção crítica acerca de passado com foco nos reflexos do presente, levando em consideração que o processo histórico está em constante evolução, e deve ser ressignificado de acordo com as mais diversas perspectivas, com fulcro a evitar solidificação das interpretações que não são definitivas. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da disciplina História da Educação na formação profissional dos educadores. O estudo quanto aos objetivos tem caráter descritivo, investigativo, explicativo, qualitativo, quanto aos procedimentos técnicos realizou-se através de uma pesquisa bibliográfica e de campo. A disciplina História da Educação torna-se condicionante na formação de um futuro pedagogo para torná-lo um profissional que pensa, analisa e ressignifica a educação, traçando novos roteiros e queimando bulas. A educação não pode ser vinculada diretamente ao mercado, precisam-se encontrar meios para que o curso de Pedagogia não sofra o prejuízo da precariedade em relação ao ensino de História da Educação. É a partir desse ensino que se adquire uma compreensão mais clara da realidade educacional em suas múltiplas relações.