Neste artigo discutimos a Confiança através do olhar de Otto Friedrich Bollnow, bem como a sua relação com a resiliência na formação de professores de Ciências. O mesmo é decorrência dos debates realizados na disciplina de Formação Humana e Inteligência Emocional do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste (PPGECM – UFPE/CAA). O objetivo geral do presente artigo é entender a importância da confiança na construção da resiliência e a influência de ambas na formação docente. O debate proposto está organizado em quatro momentos, além da conclusão, que são: a) introdução, onde situamos o leitor acerca das questões principais presentes no artigo; b) a formação docente, momento em que há uma reflexão a respeito da impossibilidade de conclusão dessa formação, além de entendermos a importância da confiança nesse processo; c) a confiança através do olhar de Bollnow, sendo a mesma observada como necessária a todos os seres, em especial aos docentes e discentes; d) debatemos sobre a importância da resiliência na prática docente dos profissionais Licenciados em Ciências, a partir do entendimento de que trabalham com temas que requerem dos mesmos uma sutileza maior em sua abordagem, pela complexidade das temáticas científicas e a contribuição da virtude da confiança para o desenvolvimento dessa resiliência. O trabalho docente apresenta relevante destaque no decorrer de todo o trabalho. Nas conclusões reafirmamos como a confiança, a resiliência e o processo formativo dos professores de Ciências estão entrelaçados, ressaltando que são possibilidades e não certezas.