Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTUDO SOBRE A COESÃO GRUPAL E A MOTIVAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR EM CAMPINA GRANDE-PB

Palavra-chaves: COESÃO GRUPAL, INTERAÇÃO SOCIAL, MOTIVAÇÃO Pôster (PO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38731
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 584
    "inscrito_id" => 6292
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE A COESÃO GRUPAL E A MOTIVAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR EM CAMPINA GRANDE-PB"
    "resumo" => "A coesão grupal é um elemento importante para que estudantes do ensino superior possam se manter interessados no curso que escolheram. Além disto, quando um grupo mantém sua coesão social, ele está mais apto absorver elementos motivacionais para manter a união. No caso do ensino superior, isto diz respeito também a uma melhora no desempenho do aprendizado. Sendo assim, as duas variáveis foram postas em ação num contexto de monitoria do curso de psicologia em uma instituição de ensino superior no município de Campina Grande. No estudo aqui relatado, os objetivos foram: compreender como ocorre a coesão grupal, perceber se a linguagem não verbal poderia ser um construto para a coesão de grupo e, entender o desenvolvimento de confiança emocional entre estudantes do 1º período do curso de psicologia a fim de hipotetizar se isto pode melhorar o seu aprendizado. Foi decidido utilizar como instrumentos para desenvolver um ambiente coesivo, duas dinâmicas de enfoque holístico, a primeira “O Despertar” (que propicia o manejo da linguagem não verbal) e a segunda “Estátuas humanas” (que permite o desenvolvimento da confiança emocional), com duração de 40 minutos cada.  O público-alvo foram 60 estudantes matriculados no supracitado período do curso. O principal resultado alcançado foi constituído pela motivação como foco da coesão grupal alcançada a partir de ambas as dinâmicas. Outro resultado foi o manejo da linguagem não verbal entre os participantes a partir de uma produção textual na primeira dinâmica. Isto por sua vez facilitou a consolidação da confiança dentro do grupo a respeito das potencialidades que cada estudante possui e como isto é essencial para eles no sentido de encarar com mais confiança os desafios do ensino superior. O reconhecimento destes resultados se deu a partir do feedback dado pelo conjunto de estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "COESÃO GRUPAL, INTERAÇÃO SOCIAL, MOTIVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA4_ID6292_28082017202737.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESLLY LAIS DE AGUIAR LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ESLLY LAIS"
    "autor_email" => "Esllylaisaguiar@hotmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE (FMN CG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38731
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 584
    "inscrito_id" => 6292
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE A COESÃO GRUPAL E A MOTIVAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR EM CAMPINA GRANDE-PB"
    "resumo" => "A coesão grupal é um elemento importante para que estudantes do ensino superior possam se manter interessados no curso que escolheram. Além disto, quando um grupo mantém sua coesão social, ele está mais apto absorver elementos motivacionais para manter a união. No caso do ensino superior, isto diz respeito também a uma melhora no desempenho do aprendizado. Sendo assim, as duas variáveis foram postas em ação num contexto de monitoria do curso de psicologia em uma instituição de ensino superior no município de Campina Grande. No estudo aqui relatado, os objetivos foram: compreender como ocorre a coesão grupal, perceber se a linguagem não verbal poderia ser um construto para a coesão de grupo e, entender o desenvolvimento de confiança emocional entre estudantes do 1º período do curso de psicologia a fim de hipotetizar se isto pode melhorar o seu aprendizado. Foi decidido utilizar como instrumentos para desenvolver um ambiente coesivo, duas dinâmicas de enfoque holístico, a primeira “O Despertar” (que propicia o manejo da linguagem não verbal) e a segunda “Estátuas humanas” (que permite o desenvolvimento da confiança emocional), com duração de 40 minutos cada.  O público-alvo foram 60 estudantes matriculados no supracitado período do curso. O principal resultado alcançado foi constituído pela motivação como foco da coesão grupal alcançada a partir de ambas as dinâmicas. Outro resultado foi o manejo da linguagem não verbal entre os participantes a partir de uma produção textual na primeira dinâmica. Isto por sua vez facilitou a consolidação da confiança dentro do grupo a respeito das potencialidades que cada estudante possui e como isto é essencial para eles no sentido de encarar com mais confiança os desafios do ensino superior. O reconhecimento destes resultados se deu a partir do feedback dado pelo conjunto de estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "COESÃO GRUPAL, INTERAÇÃO SOCIAL, MOTIVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA4_ID6292_28082017202737.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESLLY LAIS DE AGUIAR LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ESLLY LAIS"
    "autor_email" => "Esllylaisaguiar@hotmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE (FMN CG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A coesão grupal é um elemento importante para que estudantes do ensino superior possam se manter interessados no curso que escolheram. Além disto, quando um grupo mantém sua coesão social, ele está mais apto absorver elementos motivacionais para manter a união. No caso do ensino superior, isto diz respeito também a uma melhora no desempenho do aprendizado. Sendo assim, as duas variáveis foram postas em ação num contexto de monitoria do curso de psicologia em uma instituição de ensino superior no município de Campina Grande. No estudo aqui relatado, os objetivos foram: compreender como ocorre a coesão grupal, perceber se a linguagem não verbal poderia ser um construto para a coesão de grupo e, entender o desenvolvimento de confiança emocional entre estudantes do 1º período do curso de psicologia a fim de hipotetizar se isto pode melhorar o seu aprendizado. Foi decidido utilizar como instrumentos para desenvolver um ambiente coesivo, duas dinâmicas de enfoque holístico, a primeira “O Despertar” (que propicia o manejo da linguagem não verbal) e a segunda “Estátuas humanas” (que permite o desenvolvimento da confiança emocional), com duração de 40 minutos cada. O público-alvo foram 60 estudantes matriculados no supracitado período do curso. O principal resultado alcançado foi constituído pela motivação como foco da coesão grupal alcançada a partir de ambas as dinâmicas. Outro resultado foi o manejo da linguagem não verbal entre os participantes a partir de uma produção textual na primeira dinâmica. Isto por sua vez facilitou a consolidação da confiança dentro do grupo a respeito das potencialidades que cada estudante possui e como isto é essencial para eles no sentido de encarar com mais confiança os desafios do ensino superior. O reconhecimento destes resultados se deu a partir do feedback dado pelo conjunto de estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.