A Gravidez é um período de mudanças físicas, emocionais e sociais que determinam o acompanhamento pré-natal, pois o mesmo deverá ter como prioridade o acolhimento à mulher oferecendo-lhe, respostas e apoio aos sentimentos de medo, dúvidas, angústias, fantasias ou, simplesmente, à curiosidade de saber sobre o que acontece com o seu corpo. (Ministério da Saúde, 2003). A mulher vive um momento de intensas mudanças corporais, comportamentais o que gera muitas dúvidas e ansiedade, o que deve ser minimizadas durante o pré-natal.
Objetivo: Analisar as produções científicas sobre Educação em Saúde voltada para Gestantes na Atenção Básica. Método: revisão integrativa, a busca foi realizada nas bases de dados MEDLINE, e LILACS e na biblioteca eletrônica SCIELO, com associação do descritor educação em saúde, atenção básica e Pré-Natal. Para descrição das pesquisas selecionadas utilizou-se frequência absoluta (n), percentual (%) e a organização dos dados por similaridade.
Resultados: foram selecionados e analisados 41 estudos, onde 4 deles, cerca de 9.75% de todo material pesquisado, refere-se à Educação em Saúde voltado para gestantes na Atenção Básica. A informação é a base do conhecimento, várias comorbidades associadas à gestação são possivelmente evitáveis, condutas como a atividades educativas durante o Pré-Natal é capaz de trazer ganhos significativos para gestante e para seu bebê. Conclusão: As atividades educativas direcionadas às gestantes ainda estão sendo vistas como uma atividade paralela durante o pré-natal, quando deveria ser a base para um pré-natal de qualidade. Talvez devido a grande quantidade de atribuições delegadas ao enfermeiro e ao Técnico de enfermagem, a educação em saúde tem ganhado pouca ênfase no dia-a-dia dos profissionais da Atenção Básica, o que pode levar o tema a não ser objeto de um estudo mais amplo,sugere-se que a educação em saúde na atenção básica, seja um dos pontos abordados durante as consultas de pré-natal, assim como mais cursos de gestantes sejam ministrados durante o pré-natal de baixa complexidade.
Descritores: Educação em saúde, gestantes, atenção básica.