O objetivo deste trabalho é discutir o uso das novas tecnologias das comunicações na educação. Como é sabido, a educação nas escolas tem sido influenciada amplamente e de diversas maneiras pela difusão da tecnologia da informação. A economia do conhecimento, salienta Giddens (2005) requer uma mão de obra familiarizada com a computação, e a educação pode e deve exercer um papel decisivo no preenchimento desta lacuna. As questões que nortearam nossa pesquisa foram as seguintes: Os professores estão preparados para integrar as novas tecnologias da informação às aulas de uma forma significativa e sensata em termos educacionais? A Universidade de Pernambuco está formando professores como se as Tecnologias de Informação e Comunicação fossem tão somente uma área disciplinar ou os currículos e as metodologias estão sendo reorganizadas em função da nova base material da sociedade? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo. As abordagens aqui analisadas apontaram para um conjunto de mudanças estruturais localizadas nas diversas esferas da vida social, como as esferas da educação e do trabalho. Estamos diante de um novo paradigma educacional fundante dos sistemas educativos contemporâneos, presente nas diferentes Tecnologias da Informação e Comunicação- informática, multimídia, etc., no universo escolar e fora dele, promovendo uma reconfiguração nos processos de ensino-aprendizagem e na identidade docente, cada vez mais distante da figura histórica do “mestre-escola”. Apesar das numerosas mudanças, a pesquisa mostrou que ainda há muito o que fazer para familiarizar professores e alunos com essas novas tecnologias de informação. Enquanto isso não acontecer estaremos preparando alunos com deficiência para entrar neste mercado de trabalho da sociedade da informação.