A pesquisa tem por objetivo descobrir o perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, atualmente, e se configura em propor um currículo oficial, posteriormente, com propostas pedagógicas que envolva e inclua o sujeito substancialmente, bem como a proposição dos conteúdos, expectativas e estratégias pedagógicas para o trabalho em sala de aula, visando a conjuntura dos discentes atendidos no 1º semestre de 2017 da cidade de Ferraz de Vasconcelos-SP. Nesse sentido, pensar na formulação de um perfil dos alunos requer também conhecer seus objetivos de vida, suas expectativas de estudos, seus desafios rotineiros, suas particularidades e principalmente a empregabilidade. Este estudo está pautado nas obras de Brasil (2000), Freire (1985, 2017), Gadotti e Romão (2007), Kuenzer (2001), Lima (2016) e Oliveira (1999), que conversam com a EJA e a situação do aluno adulto frente ao mundo do trabalho. As possibilidades de trabalho com a nova realidade EJA obtida, se enquadra numa ressignificação do processo de ensino-aprendizagem a partir de uma aprendizagem significativa, pois quando conhecemos o público atendido é possível repensar os conteúdos e as propostas de trabalho em sala de aula. Sendo assim, nos baseamos em configurar o novo perfil dos alunos, pautado em dados coletados em 6 escolas da cidade com essa modalidade de ensino. Nesta proposição estão envolvidos dados quali-quantitativos que evidenciam a faixa etária, o sexo, a cor ou raça/etnia, o estado civil, a naturalidade, as famílias dos alunos, a empregabilidade, a religião, os possíveis motivos da evasão na educação básica regular e as expectativas de estudos futuros a partir dessa realidade vivenciada em sala de aula.