Introdução: A gestão democrática se constitui uma tendência do sistema educacional, podendo ainda ser entendida como um sistema descentralizado, munido de metas educacionais entre os membros da comunidade escolar. Tendo em vista, à democratização da gestão, bem como à construção de uma nova qualidade de ensino para todos. Objetivos: Identificar o papel da gestão democrática e participativa na escola a partir da revisão integrativa da literatura acadêmica; estimular a reflexão sobre a gestão educacional como ação objetiva, interativa e concreta orientada para fins educacionais. Metodologia: Trata-se de um estudo com base em dados acadêmicos composto por artigos científicos e livros, publicados em português, cuja temática principal aborda gestão democrática e participativa. Resultados e discussão: Evidenciou-se através deste estudo a importância da participação de todos os membros da comunidade escolar para que aconteça o bom funcionamento da escola e a socialização dos conhecimentos, pois o sujeito aprende quando se torna participante de sua aprendizagem, por isso é importante o trabalho recíproco na gestão escolar, porque “não há educação e aprendizagem sem sujeito da educação e da aprendizagem” (GADOTTI, 1994, p. 02). É relevante a participação e a democratização da gestão num sistema público de ensino, pois é uma forma de também contribuir para a formação de cidadãos críticos. Considerações finais: A gestão democrática acontece quando instituída de uma política de educação voltada a planos estratégicos de participação na tomada de decisões. Com isso, ela fica isenta de um processo administrativo isolado e burocrático.
Palavras - chave: Educação, Escola, Gestão, Democrática, Participativa.