O presente trabalho constitui-se, primordialmente, como um relato e análise das experiências vivenciadas, bem como dos resultados alcançados, no campus Recife, pelo PROIFPE, Programa Institucional criado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Esse programa se constitui enquanto uma política afirmativa que visa ao acesso, à permanência e ao êxito de estudantes no instituto, tendo sido um mecanismo implantado para ampliar a ação das cotas, após ter se diagnosticado que vários alunos ao ingressarem nessa instituição na modalidade de ensino integrado, que corresponde ao ensino médio e técnico acontecendo concomitantemente, apresentavam um déficit nos conteúdos referentes à matemática básica. Em Recife, o programa é atualmente coordenado pelos professores Fábio Nicácio e Tetsuo Usui, com o apoio de estagiários licenciandos em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O intuito da ação desenvolvida é de ajudar os alunos recém-ingressos a atenuar suas dúvidas e consolidar conhecimentos matemáticos. As atividades de monitoria pretendem minimizar dificuldades remanescentes de séries anteriores e contribuir para a compreensão de conteúdos que constituem a curricularização da disciplina Matemática I, ofertada aos alunos do primeiro período, corroborando para uma melhor formação e aproveitamento desses estudantes. Para a análise pretendida, buscamos explanar de maneira sucinta o funcionamento e a dinâmica do projeto e, a partir dessa contextualização, traçar uma análise de cunho quantitativo-comparativa dos resultados apresentados pelos alunos no início e no fim do período letivo, verificados através de avaliação diagnóstica. Isso é possível porque as aulas são baseadas no uso de um processo de avaliação formativo para que, com um acompanhamento contínuo, os alunos possam avançar na aprendizagem matemática. A análise se sucedeu com base em algumas considerações teóricas de Fontanive (2013), Machado (2009) e do próprio Projeto Político Pedagógico Institucional do IFPE. Os resultados obtidos ilustram os saltos de aprendizagem que foram subsidiados por essa iniciativa, o que é ratificado por meio de uma análise qualitativa dos depoimentos de ex-alunos contrastados com os documentos oficiais do PROIFPE. Diante disso, entendemos que o PROIFPE cumpre com sua finalidade, que é poder dar mais subsídios para que os alunos consigam obter não só a aprovação, mas construir o próprio conhecimento. A partir dos exemplos postos, que partem da visibilidade e da mostra da importância de um trabalho de monitoria, almejamos que o trabalho em questão venha a ser um agente propulsor de iniciativas que atuem no acompanhamento pedagógico e na diminuição dos hiatos de aprendizagem nas escolas básicas brasileiras.