Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: EXPLORANDO RELATOS DE FORMADORES E LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES;, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, RELATOS DOCENTES E DISCENTES Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutoramento, a qual teve como objetivo investigar as percepções de professores formadores e licenciandos de um curso de licenciatura em matemática, em relação às suas ações formativas, no contexto da prática cotidiana da formação inicial que desenvolvem. Consideramos que é desafiador que se investigue para compreender o que pensam e como agem professores formadores e licenciandos, sobremaneira em relação às suas práticas, tendo em vista a complexidade dos problemas relacionados ao ensino e aprendizagem dos alunos das escolas públicas brasileira, sobretudo em relação à matemática; à formação de professores para atuar nesse campo científico; o desinteresse dos jovens pelo curso de licenciatura em matemática; e o fato de os professores com formação para a docência em matemática, tenderem a migrar para outras profissões. Partindo desses objetivos e problematizações, a pesquisa foi discutida sob duas perspectivas: a primeira considerando os relatos que tratam das condições de funcionamento do curso e as implicações que trazem para a formação do futuro professor; a segunda trata dos saberes docentes, específico, pedagógicos e os constituídos no decorrer do Estágio Obrigatório nas escolas do Ensino Médio. Neste artigo, tratar-se-á somente sobre as discussões desenvolvidas na primeira parte do trabalho. Constituíram-se sujeitos da pesquisa três professores de matemática, uma professora das disciplinas pedagógicas e cinco licenciandos do último período do curso supracitado. Para a coleta dos dados empíricos, com os professores, a técnica utilizada foi a entrevista semi estruturada, e com os licenciandos, Grupo Focal. Os dados foram analisados sob o prisma qualitativo da análise textual discursiva e discutidos na perspectiva da abordagem narrativa. Os resultados destacam que, as ações de formar e se formar para ensinar reivindicam reflexão crítica, habilidades interventivas sobre questões sociais, resiliência e formação de qualidade para além de saberes acadêmicos específicos e pedagógicos, para que os professores resistam aos desafios da profissão, os quais exercem papel importante em relação às ações e possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional no decorrer do exercício de sua profissão.

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