REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38487 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1535 "inscrito_id" => 4337 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA" "resumo" => "As tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) devem fazer parte do cotidiano escolar, tanto dos professores quanto dos alunos. Em uma sociedade cada vez mais exigente e informatizada, torna-se necessário a vinculação da prática pedagógica à informatização, buscando-se novas metodologias para o ensino. Neste artigo são relatadas algumas experiências sobre o emprego do aplicativo GeoGebra como auxiliar do professor de matemática para tornar as aulas mais instigantes, mais motivadoras e mais produtivas. Objetivando a interação eficaz entre professor e aluno, a utilização do aplicativo inserido no contexto escolar oferece a oportunidade para que o docente saia de sua zona de conforto, pautando suas atividades lastreadas no ensino tradicional, e aborde seu conteúdo com uma visão construtivista, contribuindo, assim, para o crescimento de seus alunos no conhecimento científico e na sua formação como cidadão. O software GeoGebra é livre e pode ser adquirido sem ônus na rede mundial de computadores e permite ao usuário fazer construções geométricas diversas como ponto, reta, plano, polígonos, círculos, construção e animação de imagens com precisão e possibilitando editá-las, além de seu manuseio ser relativamente simples. Sua maior contribuição é fazer com que o aluno tenha um contato concreto e visual com os conceitos e teoremas que estuda em sala de aula, trazendo desenvolvimento ao seu aprendizado como um todo, e, simultaneamente, conduzindo e amadurecendo o professor no emprego de tecnologias e alternativas metodológicas ao seu ofício. São descritos alguns aspectos teóricos sobre o tema e citadas pesquisas com o uso do software, realizadas no ambiente da sala de aula, e as considerações obtidas com esses trabalhos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, GEOGEBRA, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4337_10092017215447.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MARTINS SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "MARTINS" "autor_email" => "martins732010@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38487 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1535 "inscrito_id" => 4337 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA" "resumo" => "As tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) devem fazer parte do cotidiano escolar, tanto dos professores quanto dos alunos. Em uma sociedade cada vez mais exigente e informatizada, torna-se necessário a vinculação da prática pedagógica à informatização, buscando-se novas metodologias para o ensino. Neste artigo são relatadas algumas experiências sobre o emprego do aplicativo GeoGebra como auxiliar do professor de matemática para tornar as aulas mais instigantes, mais motivadoras e mais produtivas. Objetivando a interação eficaz entre professor e aluno, a utilização do aplicativo inserido no contexto escolar oferece a oportunidade para que o docente saia de sua zona de conforto, pautando suas atividades lastreadas no ensino tradicional, e aborde seu conteúdo com uma visão construtivista, contribuindo, assim, para o crescimento de seus alunos no conhecimento científico e na sua formação como cidadão. O software GeoGebra é livre e pode ser adquirido sem ônus na rede mundial de computadores e permite ao usuário fazer construções geométricas diversas como ponto, reta, plano, polígonos, círculos, construção e animação de imagens com precisão e possibilitando editá-las, além de seu manuseio ser relativamente simples. Sua maior contribuição é fazer com que o aluno tenha um contato concreto e visual com os conceitos e teoremas que estuda em sala de aula, trazendo desenvolvimento ao seu aprendizado como um todo, e, simultaneamente, conduzindo e amadurecendo o professor no emprego de tecnologias e alternativas metodológicas ao seu ofício. São descritos alguns aspectos teóricos sobre o tema e citadas pesquisas com o uso do software, realizadas no ambiente da sala de aula, e as considerações obtidas com esses trabalhos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, GEOGEBRA, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4337_10092017215447.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MARTINS SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "MARTINS" "autor_email" => "martins732010@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }