As tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) devem fazer parte do cotidiano escolar, tanto dos professores quanto dos alunos. Em uma sociedade cada vez mais exigente e informatizada, torna-se necessário a vinculação da prática pedagógica à informatização, buscando-se novas metodologias para o ensino. Neste artigo são relatadas algumas experiências sobre o emprego do aplicativo GeoGebra como auxiliar do professor de matemática para tornar as aulas mais instigantes, mais motivadoras e mais produtivas. Objetivando a interação eficaz entre professor e aluno, a utilização do aplicativo inserido no contexto escolar oferece a oportunidade para que o docente saia de sua zona de conforto, pautando suas atividades lastreadas no ensino tradicional, e aborde seu conteúdo com uma visão construtivista, contribuindo, assim, para o crescimento de seus alunos no conhecimento científico e na sua formação como cidadão. O software GeoGebra é livre e pode ser adquirido sem ônus na rede mundial de computadores e permite ao usuário fazer construções geométricas diversas como ponto, reta, plano, polígonos, círculos, construção e animação de imagens com precisão e possibilitando editá-las, além de seu manuseio ser relativamente simples. Sua maior contribuição é fazer com que o aluno tenha um contato concreto e visual com os conceitos e teoremas que estuda em sala de aula, trazendo desenvolvimento ao seu aprendizado como um todo, e, simultaneamente, conduzindo e amadurecendo o professor no emprego de tecnologias e alternativas metodológicas ao seu ofício. São descritos alguns aspectos teóricos sobre o tema e citadas pesquisas com o uso do software, realizadas no ambiente da sala de aula, e as considerações obtidas com esses trabalhos.