Muito se tem discutido, recentemente, a cerca do ensino de ciências, de como tratá-las e
principalmente, de como ensiná-las. Sem dúvidas, cada dia surge um novo desafio para o educador neste âmbito, visto que é indispensável no ensino de ciências mostrar que as mesmas são importantes para o desenvolvimento do aluno, e que a partir do momento que o estudante começa a compreender, isso desenvolve um incentivo para a busca de um aprendizado mais atrativo e significativo. Em consequência disto, vê-se a todo instante a necessidade da utilização de atividades diversificadas dentro da sala de aula acompanhada de uma boa metodologia. Sendo assim este trabalho tem como objetivo investigar e mostrar qual a visão que os professores da rede básica de ensino tem sobre a experimentação, visto que ela é um dos assuntos mais discutidos nos últimos tempos e vem provando ser um recurso necessário e importante para um ensino mais efetivo. Para a realização da pesquisa foi elaborado um questionário no qual os professores tiveram a oportunidade de expressar suas ideias e experiências relacionadas ao uso da experimentação em sala de aula. O mesmo foi aplicado com os professores do ensino de ciências de escolas da rede publica de ensino, com a finalidade de saber sobre a utilização da experimentação como método auxiliar no aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. No decorrer dos resultados desta pesquisa será mostrado que a utilização de experimentos pode estabelecer uma relação entre a assimilação de conteúdos e as ideias debatidas durante a aula, designando correlações entre teoria e prática, e simultaneamente criando um espaço em que os alunos possam expor suas opiniões e tire suas duvidas.