Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada e apresentada no componente curricular: Gestão Escolar, ofertado pelo curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste – UFPE/CAA. Este trabalho nos proporcionou uma aproximação com uma das possibilidades de nossa atuação: a gestão de uma instituição de ensino. Neste trabalho abordamos como objetivo central compreender como é desenvolvido o trabalho de uma gestão escolar. Para tanto, nossos objetivos específicos estão pautados em: a) compreender a função do Gestor/a; b) compreender concepção de gestão escolar; c) compreender os limites e possibilidades do trabalho como gestor/a. Para o desenvolvimento metodológico deste trabalho utilizamos as categorias de análise na compreensão e tratamentos dos dados que são as respostas do diálogo proposto neste projeto. Para tanto, estas categorias de análises foram abordadas a partir das discussões trabalhadas em sala pelo componente curricular: Gestão Escolar (ofertado pelo curso de Pedagogia), na explanação sobre os caminhos de uma gestão democrática. Para o desenvolvimento desse objetivo e a realização das categorias de análise utilizamos a entrevista semiestruturada com a gestora da Escola campo “Anexo”. Vale ressaltarmos que a entrevista semiestrutura “combina perguntas fechadas (ou estruturadas) e abertas, onde o entrevistado tem a possibilidade de discorrer o tema proposto, sem respostas ou condições prefixadas pelo pesquisador” (MINAYO, 2000, p.88). Consideramos que o papel do gestor é de suma importância e fundamental na organização e funcionamento da instituição escolar, em todos os seus aspectos, físico, sócio-político, pedagógico, etc. Como também, tendo a gestão escolar o papel também de direcionar uma instituição de ensino desenvolvendo estratégias, com objetivos e metas que possam tornar o ambiente mais democrático e participativo.