O objetivo do presente estudo é descrever as ferramentas da qualidade e refletir como elas podem ser aplicadas na gestão de serviços de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir de publicações na área da saúde e administração. A partir da análise das publicações, constatou-se que a utilização das ferramentas da qualidade possibilita a melhoria contínua dos serviços de enfermagem pelo aprimoramento do trabalho dos diversos membros da equipe e de todas as áreas da organização. Estas ferramentas são utilizadas para definir, mensurar e analisar situações propondo soluções para os problemas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. As ferramentas implantadas são: Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Histograma, Diagrama de Dispersão, Fluxograma e Carta de Tendência. Observou-se que as ferramentas da qualidade podem ser adaptadas eficientemente na gestão dos serviços de enfermagem para promover melhoras no desempenho e organização dos processos de trabalho, resultando na qualidade da assistência prestada. Portanto, para haver mudanças no sentido da gestão pela qualidade nos serviços de saúde e na enfermagem, deve-se investir em programas de educação continuada e reflexão sobre os conceitos de qualidade, suas ferramentas e seus critérios.