O lixo por suas características e constante presença em espaços públicos pode ser utilizado pedagogicamente para a educação ambiental nas escolas pois existem muitas dúvidas sobre quais tipos de lixo podem ser reciclados, o que realmente é reciclagem, reutilização, quais são os tipos de resíduos sólidos e etc. O objetivo deste trabalho é sensibilizar estudantes a partir da discussão de informações a respeito de como evitar o acúmulo do lixo no ambiente escolar e desenvolver meios de reutilizar o lixo. O trabalho foi desenvolvido no mês de abril de 2017, em 2 turmas do 7º ano do ensino fundamental II, com uma média entre 15 e 20 alunos em cada turma, no turno da tarde da EEEFM Professora Antônia Rangel de Farias, localizada no bairro da Torre no município de João Pessoa, PB. Foram ministradas duas palestras teóricas sobre Lixo em cada uma das turmas expondo a temática de uma maneira geral; foram exibidos vídeos sobre o conteúdo, assim como uma oficina de construção de cartazes. O último momento se deu por meio da reutilização de garrafas de plásticos e de vidro transformando-as em artigos decorativos. Foi evidente que durante as etapas práticas (construção de cartazes e reutilização de materiais) ocorreu uma real associação do conteúdo com a realidade, de uma maneira dialógica. Como também foi perceptível o engajamento da turma nas atividades onde eles mesmos exortavam colegas a não jogar o lixo no chão e sim no lugar designado para ele, bem como frases positivas em relação a cuidar e preservar o ambiente que o cerca. A partir das atividades executadas foi constatado que a questão do lixo se mostra muito mais complexa e profunda, sendo necessário um levantamento de questionamentos envolvendo os valores da sociedade moderna e os valores relativos ao meio ambiente.