As propostas do Programa de formação de professores sugeridas pelo PAIC - Programa de Alfabetização na Idade Certa têm fomentado em suas ações o direcionamento de práticas pedagógicas por meio de formações continuadas a fim de atenuar os danosos efeitos causados pela falta de escolarização de nossos alunos, mormente, de nossas crianças. Assim, propusemo-nos a discutir a trajetória e os avanços desse Programa para a formação continuada dos professores no Estado do Ceará, bem como as perspectivas que esse oferece para o redirecionamento das políticas públicas voltadas para a formação de professores e sua ampliação ao longo dos dez anos. Destarte, este artigo tem como objetivo refletir acerca da trajetória e perspectiva da formação continuada proposta pelo PAIC, bem como suas implicações nos últimos dez anos. A metodologia empregada é baseada na perspectiva de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Os resultados obtidos por esta investigação compõem o escopo para uma reflexão acerca das propostas de formação continuada no estado do Ceará. Além disso, percebemos que as propostas do PAIC têm se configurado como aportes na construção de um fazer pedagógico reflexivo, levando o comprometimento de todos os envolvidos na busca por uma educação de qualidade, não apenas em números, mas na ação por resultados significativos.