A presente pesquisa tematiza a prática da leitura de gêneros textuais literários no 7º Ano do Ensino Fundamental II. As definições de leitura serão baseadas na concepção de Lajolo (2004) e Solé (1998). Serão abordadas teorias no tocante à temática dos gêneros textuais literários como poesia na visão de Soares (1998), centradas na premissa da leitura literária como ação social. Cosson (2011) defende a leitura de gêneros textuais literários na perspectiva da sequência básica pela qual será analisada a prática de leitura para realização de propostas que desenvolvam simplesmente o prazer de ler. É relevante que se desenvolva a consciência de como os gêneros textuais literários se articulam em ação humana, daí a relevância dessa pesquisa, pois os educadores da Língua Portuguesa precisam conhecer com eficácia seus estudantes e suas possíveis dificuldades nesta compreensão para então assessorá-los qualitativamente em sua trajetória escolar, tornando-os leitores proficientes e, sobretudo críticos no tocante a leitura literária. Nosso corpus se constitui de dois poemas de Cecília Meireles: Autorretrato e Motivo os quais revelam a subjetividade de um eu poético que procura se autoentender.