BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE PEDAGOGIA HOSPITALAR NO BRASIL: CAMPOS E CONTEXTOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36107 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3712 "inscrito_id" => 8041 "titulo" => "BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE PEDAGOGIA HOSPITALAR NO BRASIL: CAMPOS E CONTEXTOS" "resumo" => "O presente trabalho desenvolve-se a partir dos estudos acerca das competências do profissional Pedagogo no ambiente hospitalar, realizado na disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar (OTPGE II), ministrada pela professora Carla Cattelan, no ano de 2016, no curso de Pedagogia – UNIOESTE - campus de Francisco Beltrão. Por essas razões, este estudo preocupa-se em apresentar a institucionalização da Pedagogia Hospitalar com atenção às suas especificidades, amplitudes e carências, seguindo ao encontro das novas definições educativas, empenhadas principalmente a partir de 1980, as quais consideram o educando enquanto um ser social. Dessa forma, a atenção às suas necessidades e aprendizagens tende a ampliar-se às outras dimensões da vida humana. Sob esta prerrogativa, o resgate do tênue percurso histórico da pedagogia hospitalar e da legislação se torna de suma importância para o entendimento desta modalidade, a fim de discuti-la como campo do conhecimento e trabalho do pedagogo, objeto de estudo deste trabalho. Embora a história considere o surgimento das Classes Hospitalares decorrente da Segunda Guerra Mundial, no Brasil, foi somente a partir da organização do Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA que se constituiu um parâmetro específico tendo sido propagada enquanto modalidade da educação básica. Todavia, o progresso deste movimento tem encontrado importantes limitações, como a ausência de clareza das funções do Pedagogo no hospital justificado pela dificuldade de estruturação das classes hospitalares, reduzidas a poucas unidades. Nesse sentido, busca-se discorrer sobre o surgimento das classes hospitalares e seu caráter frente ao cenário da educação brasileira, com ênfase na organização das funções e atividades do Pedagogo no hospital. A sistematização das informações deste estudo, quanto a dimensão metodológica, desenvolve-se a partir da participação nas discussões motivadas durante as aulas desta disciplina somadas a leitura e reflexão de textos específicos, atribuindo a esta pesquisa natureza bibliográfica e documental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "CLASSES HOSPITALARES, PEDAGOGIA, ATENÇÃO À CRIANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID8041_15102017185019.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE POSSAMAI" "autor_nome_curto" => "LIDIANE " "autor_email" => "lidianepossamai@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36107 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3712 "inscrito_id" => 8041 "titulo" => "BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE PEDAGOGIA HOSPITALAR NO BRASIL: CAMPOS E CONTEXTOS" "resumo" => "O presente trabalho desenvolve-se a partir dos estudos acerca das competências do profissional Pedagogo no ambiente hospitalar, realizado na disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar (OTPGE II), ministrada pela professora Carla Cattelan, no ano de 2016, no curso de Pedagogia – UNIOESTE - campus de Francisco Beltrão. Por essas razões, este estudo preocupa-se em apresentar a institucionalização da Pedagogia Hospitalar com atenção às suas especificidades, amplitudes e carências, seguindo ao encontro das novas definições educativas, empenhadas principalmente a partir de 1980, as quais consideram o educando enquanto um ser social. Dessa forma, a atenção às suas necessidades e aprendizagens tende a ampliar-se às outras dimensões da vida humana. Sob esta prerrogativa, o resgate do tênue percurso histórico da pedagogia hospitalar e da legislação se torna de suma importância para o entendimento desta modalidade, a fim de discuti-la como campo do conhecimento e trabalho do pedagogo, objeto de estudo deste trabalho. Embora a história considere o surgimento das Classes Hospitalares decorrente da Segunda Guerra Mundial, no Brasil, foi somente a partir da organização do Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA que se constituiu um parâmetro específico tendo sido propagada enquanto modalidade da educação básica. Todavia, o progresso deste movimento tem encontrado importantes limitações, como a ausência de clareza das funções do Pedagogo no hospital justificado pela dificuldade de estruturação das classes hospitalares, reduzidas a poucas unidades. Nesse sentido, busca-se discorrer sobre o surgimento das classes hospitalares e seu caráter frente ao cenário da educação brasileira, com ênfase na organização das funções e atividades do Pedagogo no hospital. A sistematização das informações deste estudo, quanto a dimensão metodológica, desenvolve-se a partir da participação nas discussões motivadas durante as aulas desta disciplina somadas a leitura e reflexão de textos específicos, atribuindo a esta pesquisa natureza bibliográfica e documental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "CLASSES HOSPITALARES, PEDAGOGIA, ATENÇÃO À CRIANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID8041_15102017185019.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE POSSAMAI" "autor_nome_curto" => "LIDIANE " "autor_email" => "lidianepossamai@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }