Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE PEDAGOGIA HOSPITALAR NO BRASIL: CAMPOS E CONTEXTOS

Palavra-chaves: CLASSES HOSPITALARES, PEDAGOGIA, ATENÇÃO À CRIANÇA Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho desenvolve-se a partir dos estudos acerca das competências do profissional Pedagogo no ambiente hospitalar, realizado na disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar (OTPGE II), ministrada pela professora Carla Cattelan, no ano de 2016, no curso de Pedagogia – UNIOESTE - campus de Francisco Beltrão. Por essas razões, este estudo preocupa-se em apresentar a institucionalização da Pedagogia Hospitalar com atenção às suas especificidades, amplitudes e carências, seguindo ao encontro das novas definições educativas, empenhadas principalmente a partir de 1980, as quais consideram o educando enquanto um ser social. Dessa forma, a atenção às suas necessidades e aprendizagens tende a ampliar-se às outras dimensões da vida humana. Sob esta prerrogativa, o resgate do tênue percurso histórico da pedagogia hospitalar e da legislação se torna de suma importância para o entendimento desta modalidade, a fim de discuti-la como campo do conhecimento e trabalho do pedagogo, objeto de estudo deste trabalho. Embora a história considere o surgimento das Classes Hospitalares decorrente da Segunda Guerra Mundial, no Brasil, foi somente a partir da organização do Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA que se constituiu um parâmetro específico tendo sido propagada enquanto modalidade da educação básica. Todavia, o progresso deste movimento tem encontrado importantes limitações, como a ausência de clareza das funções do Pedagogo no hospital justificado pela dificuldade de estruturação das classes hospitalares, reduzidas a poucas unidades. Nesse sentido, busca-se discorrer sobre o surgimento das classes hospitalares e seu caráter frente ao cenário da educação brasileira, com ênfase na organização das funções e atividades do Pedagogo no hospital. A sistematização das informações deste estudo, quanto a dimensão metodológica, desenvolve-se a partir da participação nas discussões motivadas durante as aulas desta disciplina somadas a leitura e reflexão de textos específicos, atribuindo a esta pesquisa natureza bibliográfica e documental.

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