Apesar das transformações pelas quais a formação de professores de línguas vem passando nas últimas décadas, ainda podemos perceber as dificuldades do Estágio Curricular Supervisionado, sobretudo das relações universidade-escola, estagiário-professor regente, estagiário-alunos. Com isto em mente, entendemos que essas questões também devem ser problematizadas na sala de aula da universidade, além dos estudos teóricos e elaboração de planos de aula, para que esses professores em formação possam compreender melhor o contexto no qual eles estão inseridos, contexto que, para alguns estudiosos, pode constituir-se como um espaço de conflitos e sofrimentos, enquanto que, para outros, pode ser entendido como oportunidade de agência. Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar a percepção de estagiárias de um curso de Letras-Língua Inglesa acerca do processo de estágio supervisionado. Este trabalho expõe parte dos resultados de uma pesquisa que analisou os ‘movimentos do conhecimento’ de estagiárias de um curso de Letras-Língua Inglesa, tendo como aporte teórico a Aprendizagem por Design, abordagem teórico-metodológica originada na pedagogia dos Multiletramentos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa e de cunho etnográfico. Os sujeitos da pesquisa foram duas alunas da disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV do curso de Letras-Língua Inglesa de uma universidade pública, localizada na cidade de Cajazeiras-PB. O campo da pesquisa foi uma escola estadual também localizada na cidade de Cajazeiras, onde as estagiárias ministraram suas aulas. Os resultados apontam para um sentimento de frustração e desvalorização das estagiárias acerca de seu papel na escola, o que pode gerar desmotivação e desistência da profissão. Ao mesmo tempo, pudemos constatar as contribuições trazidas pela experiência do estágio quanto à compreensão dos estagiários em relação àquele contexto. Acreditamos, ainda, que essa situação conflituosa pode gerar oportunidades de agência, algo que pode ser estimulado e discutido na disciplina ECS. Esperamos que a presente pesquisa possa colaborar para uma transformação dessa realidade, onde as parceiras universidade-escola reconheçam a importância do estagiário e lhe possibilitem os meios para desenvolver seu trabalho e aprender com aquele contexto.