Resumo
As telenovelas fazem parte da cultura do povo brasileiro. Esse gênero televisivo envolve os telespectadores pela identificação dos sujeitos com as estórias narradas. Ao abordar temas tabus na sociedade como as questões de gênero e sexualidade, os autores proporcionam rico material com potencialidades didáticas para o trabalho pedagógico nas escolas. Nesse sentido, emerge o seguinte problema de pesquisa: Que concepções e práticas são mobilizadas pelos/as professores/as da educação básica frente à abordagem dos temas Gênero e Sexualidade mediada por cenas de telenovelas? Essa investigação consiste numa pesquisa ainda em andamento, tem por objetivos realizar um levantamento teórico/bibliográfico acerca das representações da diversidade sexual e de gênero veiculadas nas telenovelas que tem maior penetração em meio às crianças e adolescentes brasileiras/os; explorar telenovelas com foco explícito e/ou implícito na diversidade sexual e de gênero; identificar ideias e práticas pedagógicas que valorizem o debate acerca da diversidade sexual e de gênero junto a um grupo de pelo menos 120 professores que atuam na educação básica, por meio da oferta de um curso de extensão, semipresencial, com carga horária total de 40h sendo 20h presenciais e 20h a distância, nos municípios de Maceió (Capital alagoana), Delmiro Gouveia (Sertão alagoano), Arapiraca (Agreste alagoano) e Murici (Zona da Mata alagoana); verificar como os professores que atuam na educação básica alagoana, avaliam as contribuições das telenovelas na construção de representações da diversidade sexual e de gênero entre crianças e adolescentes; e analisar as concepções e práticas dos/as professores/as que atuam na educação básica alagoana, quando o foco é o debate sobre diversidade sexual e de gênero considerando um contexto social em que as crianças e os adolescentes desfrutam do acesso a um conjunto de telenovelas que comumente veiculam conteúdo explicitamente sexualizado. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa apoiada nos fundamentos teóricos da pesquisa de levantamento da etnografia de tela e da pesquisa participante. Até este momento, avançamos na Etnografia de Tela tomando como base a telenovela A Força do Querer, mais especificamente a personagem Ivana, representada pela atriz Carol Duarte que explicita conteúdos que apontam na direção do debate sobre diversidade sexual e/ou de gênero.
PALAVRAS-CHAVE: Diversidade sexual; Gênero; Educação.