ALMEIDA, Lucielton Tavares De. . Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/38918>. Acesso em: 02/11/2024 12:55
Na presente pesquisa procuramos investigar o princípio de que os idosos “carregam” elementos de pesquisa em suas memórias. Assim, trazer a “voz” uma idosa do campo do Sítio Alto do Rodrigues, próximo a região de Triunfo Potiguar-RN através da história oral como metodologia é a pretensão maior do trabalho em tela. Apresentamos possibilidades para a construção de uma reflexão acerca do trabalho precípuo com narrativas e sua relevância para a pesquisa acadêmica. Partimos de questionamentos referentes ao percurso histórico da nossa entrevistada: suas raízes e oportunidades para formação escolar em sua época. Dito isso, o artigo em tela tem como objetivo central identificar a concepção de educação construída ao longo da história por um idoso do campo. A partir desse, desdobramos outros objetivos mais específicos a) investigar a história oral como metodologia; b) conhecer as oportunidades para a formação escolar de um idoso do campo, considerando os entraves de sua época, e por fim c) suscitar a importância dada à educação escolar por esse indivíduo. Utilizamos a história oral biográfica como metodologia. Como técnica, entrevistamos uma senhora através de questionário semi-estruturado, cujas vivências foram construídas no âmbito campesino. Os pressupostos de autores como Arroyo, Caldart e Molina (2011), Braga, Fialho e Maia (2014), Freire (1979; 1989; 2005), Garrido (1993), Libâneo (2013) e Magalhães (1987), dentre outros documentos regidos sob a égide da legislação brasileira, foram utilizados como luz para dialogar com as falas coletadas na entrevista. Com isso, compreendemos que a escolarização de moradores do campo é uma luta que envolve outros tempos e outros sujeitos. Ao final, compreendemos que a batalha para a escolarização de moradores do campo uma luta que envolve outros tempos, outras histórias e outros sujeitos. Ademais, a história oral biográfica é uma metodologia relevante a ser fomentada na busca por conhecimentos científicos no âmbito das vivências simples e cotidianas.