Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS DO MUNICÍPIO DE AMAJARI: CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO E SUAS DIMENSÕES

Palavra-chaves: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO., ESCOLAS INDÍGENAS, ELABORAÇÃO, DIMENSÕES Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo do trabalho é apontar a importância de um Projeto Politico Pedagógico nas escolas indígenas sobre as ações em suas diversas dimensões. A escola é o espaço de desenvolvimento e aprendizagem, e envolve todas as experiências contempladas nesse processo, considerando tudo como significativo, como os padrões relacionais, aspectos culturais, cognitivos, afetivos, sociais e históricos, os quais estão inseridos nas interações e relações entre os diferentes segmentos. Amajari conta com uma população de aproximadamente de 10 mil habitantes entre índio e não índio, tendo 18 (dezoito) comunidades indígenas localizadas em ilhas Demarcadas e Homologadas; As vilas como do Tepequém, vila de maracá, assentamentos; como Bom Jesus, Mentista, e Projeto Amajari e pequenos e médios pecuaristas, a sede do município com próprio nome da região. Conforme levantamento feito pela Secretaria de Educação do Estado de Roraima, através da Ação 20 RJ , as escolas indígenas do estado de Roraima em um percentual elevado, não possuem Projeto Político Pedagógico, o município de Amajari, como já supracitado, pela população indígena, existe muitas escolas indígenas e com isso, o Projeto Político pedagógico ainda não é uma realidade dessas escolas, seja por esse documento ainda não está concluso, ou mesmo iniciado a elaboração do mesmo. Para a realização desse estudo, foi adotada a metodologia da pesquisa-ação, por ser uma abordagem investigativa que permite um desempenho ativo dos pesquisados e do pesquisador na realidade do campo investigado. O que possibilita aos sujeitos desse processo uma reflexão sobre as problemáticas identificadas, bem como, a efetivação de uma ação consciente na realidade onde estão inseridos. Segundo Medel (2008), a pesquisa-ação já se constitui passo preliminar para a avaliação do PPP. Essa pesquisa proporciona um processo de reflexão-ação-reflexão que ajuda aos agentes que fazem parte da escola se sentirem sujeitos ativos e modificadores da realidade. O processo de construção do Projeto Político Pedagógico é coletivo, ou seja, deve ser realizado a partir da ação dialógica por todos os envolvidos no processo educacional da instituição de ensino. É preciso destacar que, o PPP vai além da dimensão pedagógica, nele perpassam também as dimensões da gestão financeira e administrativa, “combustíveis” necessários para o funcionamento da escola. As dimensões do Projeto Politico Pedagógico são importantes considerando que é uma reconstrução de identidade dos sujeitos, das novas concepções da educação, a elaboração do PPP visa melhorar a qualidade pensando, sobretudo na aprendizagem e desenvolvimento do aluno.

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