RODRIGUES, Tais Vanessa. Análise de livros didáticos e geometria euclidiana. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/35808>. Acesso em: 02/11/2024 12:31
A utilização de livros didáticos em aulas de matemática que envolve geometria euclidiana é uma prática comum entre professores da área. No entanto, para saber utilizar esse artifício de ensino devem-se considerar alguns parâmetros, evitando-se a utilização como único recurso pedagógico e/ou a utilização de livros inadequados ao contexto escolar em que se atua. Neste sentido, durante o primeiro semestre do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas, junto à disciplina de Ensino de Ciências I -Matemática, que engloba em sua ementa a discussão sobre geometria euclidiana e não euclidiana, foi realizada uma atividade de leitura, analise e discussão de livros didáticos de Matemática para o ensino fundamental, que resultou em um relatório. Este artigo tem como objetivo apresentar a analise de alguns aspectos referentes aos livros didáticos do oitavo ano do Ensino Fundamental II, no que diz respeito aos conteúdos de Geometria Euclidiana. Para tanto, utilizou-se um roteiro de análise adaptado a partir do utilizado para seleção dos livros didáticos do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Neste roteiro, consideraram-se os dados de identificação do livro, a identificação dos campos da geometria euclidiana, a seleção de conteúdos bem como a articulação entre eles. Dessa forma, foi possível discorrer sobre as qualidades de cada livro, no sentido que se faz importante para validar a escolha do livro didático, uma vez que, mesmo os livros sendo aprovados pelo PNLD, chegam às escolas públicas com diferenças significativas quanto aos conteúdos e suas abordagens. Para a análise foram utilizados alguns critérios do roteiro de análise adaptado a partir do utilizado para seleção dos livros didáticos, bem como o auxilio das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Durante a realização do trabalho foi possível perceber a relevância de se analisar um livro didático antes de utilizá-lo. De acordo com a análise dos livros foi constatado que os conteúdos de geometria euclidiana apresentam divergências no que se refere aos conceitos, e por vezes omitem conceitos fundamentais inerentes ao oitavo ano do ensino fundamental, distanciando-se da proposta de ensino e limitando as possibilidades de exploração de conceitos.