A proposta da educação inclusiva tem como objetivo central envolver a todos sem distinção. Parte das leis que a rege promover melhorias tanto na aprendizagem do aluno que necessita de atendimento educacional específico, utilizando-se ferramentas pedagógicas que influencie as habilidades de cada indivíduo, quanto propiciar aos docentes e discentes o respeito às diferenças. A educação Inclusiva abrange tão somente questões como acesso a aprendizagem e acessibilidade e sim, o de promover políticas públicas que alcancem a pluralidade interna no âmbito educacional possibilitando também, acréscimo do conhecimento profissional. Os avanços de uma Educação Inclusiva parte dos atendimentos educacional Especializado e Especial que se diferenciam do comum às salas de aula, mas que alargam as possibilidades de delinear as habilidades de cada ser humano elevando sua dignidade proporcionando assim, condições adequadas à permanência do aluno no âmbito escolar. Para tanto, a formação continuada do professor se faz necessário para que se cultive uma escola que insira a multiplicidade das diferenças alargando as possibilidades de avanços das habilidades individuais. Parte dos órgãos competentes, educadores e gestores bem como pais e sociedade associar os planos de uma Educação para todos com a realidade que é enfrentada dentro e fora das escolas. Todo indivíduo tem a capacidade de aprender e emergir em seu próprio saber. As especificidades educacionais alargam as fronteiras do saber quando não há negligencias do potencial singular de cada indivíduo, quando se à promoção de uma educação envolvente, em cujas deficiências não se tornem o foco principal. Por fim, a Educação inclusiva representa para sociedade, mesmo que a passos lentos, um importante equilíbrio na formação cidadã e estrutura nas bases sociais quando há inclusão sem exclusão.