A Engenharia é vista, para muitos, como um grande desafio devido aos percalços que a matemática cria no desenvolvimento do aluno. Não se tratando apenas da lógica individual, mas de como os assuntos são aplicados e absorvidos pelos ouvintes. As dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem no âmbito universitário se dão, muitas vezes, pela insuficiência na base escolar, pouca didática e dinamização em sala de aula por parte do docente, e também, pelo pouco interesse e dedicação dos alunos em sua rotina de estudos. Por conseguinte, com o intuito de verificar as problemáticas enfrentadas pelos discentes, conferir a eficácia dos projetos externos, como o Mateca e as monitorias, estudar o grau de aplicabilidade dos projetos internos pelos docentes e comparar dentro dos métodos utilizados na relação professor-aluno quais auxiliaram-nos no aprendizado da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. O presente artigo tem como finalidade analisar e discutir os referentes tópicos supracitados, com base em dados levantados através de um questionário online disponibilizado para os alunos de diferentes semestres dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Ambiental do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) campus Vitória da Conquista. Constatou, então, que apesar do alto número de aprovados na disciplina de Cálculo I o ensino ainda não é satisfatório, pois existe uma defasagem na relação professor-aluno devido a bagagem adquirida no ensino fundamental e a insuficiência nos métodos de ensino elaborados pelo educador, induzindo, assim, os alunos a apostarem na relação aluno-aluno, criando uma diferente didática de aprendizagem.