O presente trabalho descreve o planejamento e execução de oficinas denominadas por Raciocin{Aí}, para apoio e desenvolvimento do raciocínio lógico em alunos do ensino médio. Estas, foram planejadas com a finalidade de proporcionar aos discentes, por meio da apresentação de jogos e problemas frequentes em seu cotidiano, o incentivo ao desenvolvimento de habilidades, tais quais resolução de problemas, abstração e decomposição, fazendo uso de abordagens lúdicas, utilizando-se de estratégias da gamification. O raciocínio lógico está ligado à capacidade de percepção, organização e resolução dos problemas, ou seja, aspectos cognitivos que se fazem necessários para o desenvolvimento das atividades do cotidiano escola. O desenvolvimento das capacidades relacionadas ao raciocínio lógico apoia no processo de ensino e aprendizagem e ajuda na formação de cidadãos críticos e com senso argumentativo, despertando nestes a capacidade de criar, interpretar, responder e explicar situações e problemas presentes no dia a dia. De acordo com Schoeffel (2015), o uso de ferramentas lúdicas no processo de ensino e aprendizagem engaja os alunos na realização das atividades além de apoiar o desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional. O trabalho vem sendo desenvolvido pelos bolsistas do subprojeto PIBID/informática – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em Ciência da Computação, no Campus IV da UFPB – Universidade Federal da Paraíba. As oficinas estão sendo ofertadas nas escolas parceiras do subprojeto: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Rui Carneiro, Mamanguape/PB e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga Burity, Rio Tinto/PB, tendo em vista os avanços nos indicadores relacionados ao interesse estudantil, assim como apoio a novas medidas metodológicas de ensino.