O referido artigo visa apresentar e analisar uma proposta de avaliação aplicada na disciplina de Fundamentos da Física IV para o curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste, onde os estudantes são autônomos na escolha dos problemas a serem respondidos, uma vez escolhidos os problemas o individuo vai, além de fornecer a resolução padrão aguardada pelos métodos tradicionais, justificar a escolha do problema, mostrando o motivo e a importância da escolha do exercício a ser respondido além de apresentar a estratégia usada na resolução. Nesta analise foi possível verificar que os alunos do primeiro semestre letivo de 2017 obtiveram um aproveitamento mais significativo quando comparado com estudantes que foram submetidos a métodos tradicionais. Estas novas propostas se fazem importante não só pela formação do aluno, mas também pela possibilidade de apresentar ao futuro professor que o processo ensino aprendizagem pode, e deve, ser adaptável a realidade individual dos seus alunos, onde não necessariamente o professor é detentor de “receitas” que o aluno deve aplicar e elas garantem o sucesso de seu aprendizado. Tendo como base textos acadêmicos que analisam a importância de temas como a metacognição, podemos perceber a relevância da autonomia do estudante que pode demonstrar sua individualidade na aprendizagem de conceitos. A escolha dos problemas a serem respondidos e a análise individual destes problemas demonstram que a simples absorção de propostas apresentadas pelos professores pode não ser eficaz para todos os alunos assim como a avaliação do aprendizado e das deficiências do aluno podem, e devem, ser um processo individualizado.