Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O MODELO DE VAN HIELE NO ENSINO DE GEOMETRIA.

Palavra-chaves: VAN HIELE, ENSINO, GEOMETRIA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37810
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4520
    "inscrito_id" => 81
    "titulo" => "O MODELO DE VAN HIELE NO ENSINO DE GEOMETRIA."
    "resumo" => "Este trabalho é resultado da pesquisa que teve como objetivo observar o modelo de Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico e entender como funciona esta teoria dé muito utilizada para diagnosticar os níveis de compreensão geométrica dos aprendentes em um dado processo de ensino. Inicialmente, houve uma breve descrição deste modelo, a fim de elucidar os princípios que sustentam esta teoria que também é considerada um modelo de aprendizagem, visto que descreve o processo de desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos, indo da simples percepção das formas geométricas, até a refinada compreensão de provas e demonstrações, o que enriquece e muito o processo de ensino e aprendizagem.  Para realização desta investigação foram analisadas atividades aplicadas, baseada nos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele, cujo modelo, permite identificar os objetos e os produtos de pensamento, definindo como o indivíduo opera em cada um desses níveis. Este modelo tem sido uma ferramenta utilizada para facilitar a compreensão de conteúdos de geometria, pois, oportuniza avaliar, através das habilidades demonstradas, o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico e da aprendizagem de um aluno em determinado conteúdo. Sob o ponto de vista docente, pretendera se investigar e sugerir ações práticas a partir da Teoria Van Hiele, que auxilia na identificação de competências e no direcionamento durante a aprendizagem. Propõe-se um ensino de Geometria que conduza ao desenvolvimento do pensamento geométrico apoiado em recursos didáticos no Laboratório de Ensino da Matemática. Esta pesquisa contribuirá para a melhoria do ensino e suscita reflexões sobre formação inicial e continuada de professores de matemática da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "VAN HIELE, ENSINO, GEOMETRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID81_16102017223347.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEYTON BUENO SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CLEYTON BUENO"
    "autor_email" => "cleytonbueno2010@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37810
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4520
    "inscrito_id" => 81
    "titulo" => "O MODELO DE VAN HIELE NO ENSINO DE GEOMETRIA."
    "resumo" => "Este trabalho é resultado da pesquisa que teve como objetivo observar o modelo de Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico e entender como funciona esta teoria dé muito utilizada para diagnosticar os níveis de compreensão geométrica dos aprendentes em um dado processo de ensino. Inicialmente, houve uma breve descrição deste modelo, a fim de elucidar os princípios que sustentam esta teoria que também é considerada um modelo de aprendizagem, visto que descreve o processo de desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos, indo da simples percepção das formas geométricas, até a refinada compreensão de provas e demonstrações, o que enriquece e muito o processo de ensino e aprendizagem.  Para realização desta investigação foram analisadas atividades aplicadas, baseada nos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele, cujo modelo, permite identificar os objetos e os produtos de pensamento, definindo como o indivíduo opera em cada um desses níveis. Este modelo tem sido uma ferramenta utilizada para facilitar a compreensão de conteúdos de geometria, pois, oportuniza avaliar, através das habilidades demonstradas, o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico e da aprendizagem de um aluno em determinado conteúdo. Sob o ponto de vista docente, pretendera se investigar e sugerir ações práticas a partir da Teoria Van Hiele, que auxilia na identificação de competências e no direcionamento durante a aprendizagem. Propõe-se um ensino de Geometria que conduza ao desenvolvimento do pensamento geométrico apoiado em recursos didáticos no Laboratório de Ensino da Matemática. Esta pesquisa contribuirá para a melhoria do ensino e suscita reflexões sobre formação inicial e continuada de professores de matemática da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "VAN HIELE, ENSINO, GEOMETRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID81_16102017223347.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEYTON BUENO SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CLEYTON BUENO"
    "autor_email" => "cleytonbueno2010@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho é resultado da pesquisa que teve como objetivo observar o modelo de Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico e entender como funciona esta teoria dé muito utilizada para diagnosticar os níveis de compreensão geométrica dos aprendentes em um dado processo de ensino. Inicialmente, houve uma breve descrição deste modelo, a fim de elucidar os princípios que sustentam esta teoria que também é considerada um modelo de aprendizagem, visto que descreve o processo de desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos, indo da simples percepção das formas geométricas, até a refinada compreensão de provas e demonstrações, o que enriquece e muito o processo de ensino e aprendizagem. Para realização desta investigação foram analisadas atividades aplicadas, baseada nos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele, cujo modelo, permite identificar os objetos e os produtos de pensamento, definindo como o indivíduo opera em cada um desses níveis. Este modelo tem sido uma ferramenta utilizada para facilitar a compreensão de conteúdos de geometria, pois, oportuniza avaliar, através das habilidades demonstradas, o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico e da aprendizagem de um aluno em determinado conteúdo. Sob o ponto de vista docente, pretendera se investigar e sugerir ações práticas a partir da Teoria Van Hiele, que auxilia na identificação de competências e no direcionamento durante a aprendizagem. Propõe-se um ensino de Geometria que conduza ao desenvolvimento do pensamento geométrico apoiado em recursos didáticos no Laboratório de Ensino da Matemática. Esta pesquisa contribuirá para a melhoria do ensino e suscita reflexões sobre formação inicial e continuada de professores de matemática da educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.