MELONIO, Karina Silva et al.. . Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/38928>. Acesso em: 23/12/2024 04:04
Este relato de experiência busca fazer uma reflexão, mediante as práticas educativas envolvendo da importância do lúdico na educação infantil, através de atividades, e do brincar, como um suporte no processo de ensino aprendizagem da criança, durante o Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil, ofertado como disciplina obrigatória no Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão - Campus São Luís em que se aplicou o projeto, na qual o tema central tratou sobre a literatura na educação infantil. O projeto desenvolvido intitulou-se como: “O importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler” inspirado nos textos de Ziraldo. Durante a aplicação do projeto foi possível perceber a importância de intervenção no espaço escolar para o desenvolvimento de práticas educativas que possam envolver a literatura infantil, através do lúdico, com atividades referentes aos eixos. O estágio supervisionado teve como espaço uma creche comunitária, conveniada com a Prefeitura Municipal de São Luís/MA e está localizada em um bairro de periferia da cidade de São Luís/MA. A prática docente se deu em uma turma de Infantil II com cinco crianças, entre elas, uma criança com deficiência auditiva. Como objetivo, buscou-se fazer análises e observações através da realização das atividades e aulas lecionadas pela professora por meio do lúdico, para isso, contou-se com os estudos de Brasil (1998, 2010, 2014, 2015), Campos (2014), Castoriadis (1992), Kishimoto (2017), MINAYO (2013) e Polese (2012). Como resultados, o perceptível apoio da professora mediante as práticas desenvolvidas na sala de aula têm beneficiado os aspectos cognitivos, emocionais e motores das crianças, apesar das situações adversas que a creche tem passado como os problemas de infraestrutura e organizacionais.